Brasil articula grupo de países amigos das micro, pequenas e médias empresas na OMC

O ministério das Relações Exteriores, comandado por Aloysio Nunes (PSDB), organizou junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) a formação de grupo de países amigos das Micro, Pequenas e Médias Empresas. A iniciativa conta com a parceria da Argentina que sediará, em dezembro, a XI Conferência Ministerial da OMC.
De acordo com nota divulgada pela pasta, poderão participar dos trabalhos todos os membros do bloco. O objetivo é propor medidas a serem adotadas para estimular maior participação no comércio mundial por parte das micro, pequenas e médias empresas dos países em desenvolvimento.
A expectativa é que ocorra a simplificação e o aumento das exportações das empresas dos países pertencentes ao grupo. O bloco irá discutir temas como o aumento do acesso a informação e oportunidades de mercado, o cumprimento de marcos regulatórios, o transporte e logística, o acesso a crédito, a conectividade digital e o desenvolvimento tecnológico.
O ministério brasileiro apresentou o documento que propôs a iniciativa na última reunião do Conselho-Geral da OMC e contou com o com patrocínio de Brunei Darussalam, Chile, Colômbia, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Malásia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Rússia, Singapura, União Europeia, Uruguai e Vietnam, além de Brasil e Argentina.
Clique aqui para ler a íntegra da nota do Ministério das Relações Exteriores.