Brasil e EUA intensificam negociações bilaterais

Nos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), terá ao longo do dia reuniões de trabalho com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, nesta sexta-feira (2), em Washington. O encontro servirá para discutir a agenda bilateral e fazer um balanço da atualidade regional e de temas globais.
O chanceler apresentará ao secretário de Estado norte-americano propostas brasileiras nas áreas de comércio e investimentos, aviação civil, espaço, infraestrutura, energia, agricultura, saúde, economia digital, defesa e segurança.
As iniciativas visam dar mais dinamismo na relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos, que se caracteriza pela eficiência e coesão, orientada para projetos concretos e com impactos visíveis na vida dos cidadãos dos dois países.
Uma das intenções das propostas brasileiras se referem à atração do setor privado, gerando maior integração produtiva, promoção e modernização, assim como o aumento de competitividade.
Os Estados Unidos são o maior mercado mundial para produtos manufaturados brasileiros, que possuem maior valor agregado e representaram, em 2016, 60% da nossa pauta exportadora para aquele país.
*Clique aqui para ler a nota do Itamaraty.