Brasil e países da América Latina pedem ‘manutenção do diálogo’ na Venezuela
Brasília (DF) – O governo brasileiro e de outros sete países da América Latina divulgaram uma nota, nesta segunda-feira (07), em que pedem a “manutenção do diálogo” entre o governo e a oposição na Venezuela. O texto encoraja os dois lados a agirem “com prudência, logrando assim superar a polarização na qual se encontra a sociedade venezuelana”. As informações são de reportagem desta terça (08) publicada no portal da revista Veja.
O governo de Nicolás Maduro, aliado do PT e dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, vem adotando medidas ditatoriais há vários anos que prejudicam a sociedade e estão levando milhares de venezuelanos a procurarem exílio no Brasil e em outros países da América do Sul.
Segundo o texto, o diálogo deverá permitir a tomada de decisões que “beneficiem integralmente o país”, e também destaca a mediação do Vaticano na crise enfrentada pelos venezuelanos, a maior de que se tem notícia. Assinada por Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai, a nota manifesta ainda a disposição dos países em “colaborar no que seja necessário”.
“Reconhecemos os sinais positivos dos últimos dias, como a libertação de presos – esperamos que se acelere e que aumente o número de beneficiários desta medida –, assim como a suspensão das marchas por parte da oposição para dar oportunidade ao diálogo. Manter esta vontade nestes momentos é decisivo para o país”, completa o comunicado.
Leia AQUI a íntegra da reportagem da revista Veja.