Brasil lidera queda do clima econômico da América Latina
O Brasil, ao lado da Argentina e México, liderou a queda dos indicadores de clima econômico da América Latina no início deste ano. Pesquisa do instituto alemão Ifo e da Fundação Getúlio Vargas aponta que o índice da região recuou de 70 pontos em outubro de 2016 para 69 pontos em janeiro. É mais uma herança negativa deixada pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
De acordo com matéria do jornal Valor Econômico desta quarta-feira (15), o indicador trimestral brasileiro passou de 66 para 62 pontos. Além disso, houve queda de 175 para 154 pontos no Índice de Expectativas (IE), um dos dois sub-indicadores brasileiros.
No entanto, com mudanças na condução da economia brasileira pelo governo Michel Temer, inflação menos pressionada e juros mais baixos, o Índice de Situação Atual (ISA) brasileiro saiu de seu nível mais baixo, zero, para 4 pontos entre outubro do ano passado e janeiro deste ano. Segundo o jornal, o levantamento foi feito com base em entrevistas com 138 especialistas de 17 países.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.