Brasil tem redução expressiva nos casos de microcefalia relacionados ao vírus da zika

Saúde - 26/05/2017

Desde o início do ano até o dia 22 de abril, foram confirmados no Brasil 246 casos de microcefalia e outras alterações de desenvolvimento relacionadas ao vírus da zika. Somadas as três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: zika, chikungunya e dengue, houve uma redução de 86% em relação ao mesmo período de 2016. As informações são do boletim epidemiológico mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde. O deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) aponta que a redução dos casos também é questão de conscientização cívica.

“Essa notícia é a confirmação de que nós temos que continuar nessa luta. Essa não é uma luta que pode ser tratada como de responsabilidade exclusiva do poder público. Essa é uma tragédia nacional. É algo extremamente sério, que requer que  a sociedade como um todo mantenha um compromisso de vigilância e de trabalho. Porque não há como combater o mosquito transmissor, senão houver uma consciência cívica.”

Ainda existem outros 936 casos notificados de microcefalia que continuam em investigação. Apesar do número, no dia 11 de maio, o Ministério da Saúde anunciou o fim da emergência nacional em saúde pública por zika e microcefalia. O governo tinha declarado a situação de emergência em novembro de 2015, quando foi notado um aumento expressivo dos casos no Nordeste. Para o deputado Domingos Sávio, faltou cuidado por parte do governo do PT em relação à saúde pública.

“Infelizmente, das inúmeras trapalhadas do governo Dilma, do governo do PT, foi que até para enfrentar problemas graves de saúde pública, eles [o PT] tinham muito mais discurso do que eficácia. E a consequência foi que nós vimos o problema se alastrar. O controle que começa a ocorrer mostra que é possível sim vencer essa batalha. Mas eu insisto: não vamos transformá-la numa batalha política. Essa é uma batalha de toda a sociedade.”

Desde o início da emergência por microcefalia e zika, em novembro de 2015, o Brasil registrou, ao todo, 13.603 casos suspeitos de microcefalia e outras alterações ligadas ao zika, das quais 2.698 foram confirmadas.

X
26/05/2017