Brasil vai comandar Mercosul pelos próximos seis meses

Notícias - 21/07/2017
21/07/2017- Mendoza – Argentina- Sessão Plenária dos senhores Presidentes dos Estados membros do Mercosul, estados associados, México e convidados especiais Foto: Alan Santos/PR

Durante os próximos seis meses, o Brasil estará no controle do Mercosul. Nesta quinta-feira, o presidente da República, Michel Temer, viajou para Mendoza, na Argentina, para participar da 50ª Reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula do Mercosul e Estados Associados. Os principais itens discutidos foram as negociações para um acordo do bloco com a União Europeia, além de assuntos políticos e econômicos e relacionados a direitos humanos. A deputada federal Geovânia de Sá, do PSDB de Santa Catarina, ressalta a importância de o Brasil se tornar líder do grupo.

“Com certeza é um momento importante para o Brasil para o estreitar o relacionamento com esses países, abrir cada vez mais o mercado”, apontou.

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela fazia parte do bloco, mas foi suspensa em dezembro do ano passado, pois o país não teria cumprido todos os acordos de adesão.

Nessa nova etapa no Mercosul, a prioridade do Brasil será fortalecer a integração econômica e comercial, os princípios democráticos e os direitos humanos na região. O país também deve buscar o fortalecimento da agenda externa do bloco comercial com outros países e continentes.

X
21/07/2017