Brasileira é anunciada como chefe de gabinete de futuro secretário-geral da ONU

Imprensa - 16/12/2016

O português António Guterres, novo secretário-geral eleito da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou nesta semana que a diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti será sua chefe de gabinete. Viotti tem 62 anos e é a atual secretária-geral de Ásia-Pacífico do Itamaraty. A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) recebeu a notícia com entusiasmo.

“Vejo com muitos bons olhos e com coração. Porque as mulheres agem muito com afeto. Então, além de empoderar a mulher, ainda atua num trabalho de ideais e filosofia de levar mais amor para o mundo, mais afeto. Ainda mais sendo brasileira, num momento que tem um descrédito tão grande, acontecer isso é de extrema importância”, disse a parlamentar.

António Guterres assumirá o comando da ONU a partir do dia 1º de janeiro. Desde o início da campanha, já prometia como prioridade estabelecer a igualdade entre homens e mulheres. No final do primeiro semestre, 35% dos cerca de 40 mil funcionários e 17 dos 79 membros do segundo escalão da ONU eram do sexo feminino. Mas em 71 anos da ONU, nenhuma mulher foi eleita como secretária-geral. A deputada Mara Gabrilli aponta como o trabalho da mulher é importante para as políticas públicas.

“É uma questão cultural que a gente tem que ir vencendo pouco a pouco. Por exemplo, na política é muito importante que disponibilizem muitos cursos de liderança, de política pública, porque naturalmente a mulher já é vocacionada para fazer política. Eu acho que foi engolida pela história durante muitos anos. Eu acho que elas têm essa capacidade de ter muitas vocações em todas as dimensões. E isso é muito importante para a política. Até porque é um olhar mais holístico e que leva mais afeto”, destacou.

Maria Luiza Ribeiro Viotti foi representante permanente do Brasil nas Nações Unidas entre 2007 e 2011, incluindo participação no Conselho de Segurança, e embaixadora da Alemanha entre 2013 e 2016.

X
16/12/2016