Bruna Furlan discute temas da agenda regional com parlamentares paraguaios

Notícias - 28/03/2017

A deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), reuniu-se nesta terça-feira, 28, em Assunção, com o presidente da Câmara dos Deputados do Paraguai, Hugo Velázquez Moreno, o presidente da Comissão de Relações Exteriores daquela Casa, deputado José María Ibáñez Benítez, e membros do Colegiado. Na oportunidade, foram tratados temas das agendas bilateral e regional, como o fortalecimento do MERCOSUL, a crise na Venezuela, e oportunidades de cooperação entre os respectivos parlamentos.

A deputada integrou a comitiva do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, que na segunda-feira (27) iniciou sua primeira visita oficial ao Paraguai. Bruna Furlan participou das reuniões de trabalho entre os chanceleres e comprometeu-se a dar celeridade aos acordos de cooperação firmados entre os dois países.

Nesta segunda-feira, 27, a Câmara dos Deputados recebeu as mensagens dos acordos para a construção da terceira ponte entre os dois países e de cooperação em serviços aéreos. Ambos serão relatados pela presidente da CREDN.

De acordo com a deputada, “nos preocupa muito a situação da Venezuela, seja por seus aspectos políticos que guardam relação com o respeito aos valores democráticos, seja pelas questões humanitárias, uma vez que a população venezuelana sofre com a falta de alimentos e medicamentos básicos”, afirmou. Ela entende que os parlamentares da região precisam engajar-se nesta discussão, pois a crise venezuelana impacta direta ou indiretamente todos os países da América do Sul.

“Tratamos ainda do papel do Legislativo nas negociações e avanços nos acordos comerciais, principalmente aquele que estabelece um Tratado de Livre Comércio com a União Europeia. Brasil e Paraguai devem atuar em conjunto e é nesta direção que estabelecemos o diálogo iniciado neste dia”, explicou.

Nesta quarta-feira, 29, Bruna Furlan também encontrará em Brasília o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa. Ele vem ao país para discutir temas da agenda bilateral, principalmente com relação às comunidades que residem na zona de fronteira.

*Da assessoria da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

X
28/03/2017