Câmara analisa proposta de tucano que diminui o IPI sob bicicletas
Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta que diminui o Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, sob as bicicletas. O Projeto de Lei 5640/2016 é de autoria do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP). A medida expande para todo o país uma isenção do imposto que já é aplicada às bicicletas produzidas na Zona Franca de Manaus. Lobbe Neto ressalta como o projeto é importante para facilitar a compra do produto e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
“Nós achamos que tanto na mobilidade urbana, quanto também para a atividade física, bicicleta é um meio muito importante para o Brasil e hoje várias cidades possuem ciclovias. Então, é o apoio para aquele que quer adquirir sua bicicleta. Com a diminuição do IPI esse custo ficará mais acessível, mais barato para que ele possa ter mais qualidade de vida e também comprando mais barato a bike”, disse o tucano.
Pela justificativa da proposta, a redução do custo de aquisição das bicicletas facilitaria a compra e uso pelas camadas mais pobres da população, sem contar vantagens como o ganho ambiental, a diminuição do trânsito de carros e os benefícios para a saúde. O projeto de lei está sob análise da Comissão de Finanças e Tributação, apensado a outra matéria.