Candidata à Prefeitura do Natal, Márcia defende diálogo com a população para solucionar problemas
A defesa do diálogo com a população dá o tom da campanha da socióloga e deputada estadual Márcia Maia (PSDB) à Prefeitura do Natal. Em meio às propostas que tem apresentado já nos primeiros dias da corrida eleitoral, se destaca busca pela interação com os problemas e vivência do cidadão.
“Estamos vivendo um verdadeiro caos em áreas essenciais porque não existe diálogo do executivo com a população. Um de nossos objetivos é criar esse canal e a partir dele poder devolver aquela Natal de antigamente aos natalenses”, destaca Márcia que, costuma estar presente nas comunidades da capital potiguar.
Sobre os cinco principais problemas que dificultam a vida do natalense nos dias de hoje, a candidata elencou violência, saúde, desemprego, mobilidade urbana e educação como os mais urgentes.
Na saúde, Márcia tratou sobre a dura realidade que viu ao visitar a unidade básica e antiga maternidade das Quintas, fechada no bairro pela Prefeitura e transferida para Morro Branco.
“A Prefeitura esqueceu da atenção básica. Se houvesse médicos nas unidades e atendimento digno à população, com prevenção, por exemplo, não precisaríamos estar numa campanha pela ampliação dos leitos de UTI infantis. Não tem dor maior do que ver um filho doente e desassistido. A Prefeitura de Natal tem massacrado essas mães todos os dias”, desabafou.
Projetos
Candidata que mais cresceu nas pesquisas no último mês, aparecendo em segundo lugar, Márcia reforça a ideia de fazer em Natal uma gestão moderna, eficiente, tecnológica e com diálogo aberto.
“Um prefeito precisa servir à população, trabalhar com transparência e estar em diálogo frequente com o povo, ouvindo o que as ruas dizem. Sou uma pessoa de Natal, que cresceu aqui e ama essa cidade. O que mais quero é mudar essa realidade e devolver Natal aos natalenses”, afirma.
Na educação, a socióloga destaca o projeto de trazer para Natal a escola em tempo integral no modelo “Escola Parque”, que agrega educação complementar com aulas de teatro, artes, cultura e esportes. “Acreditamos que a educação integral é uma das alternativas para livrar nossas crianças e adolescentes do mundo das drogas”, frisou.
Economia
Márcia também falou sobre a necessidade de qualificação profissional para os potiguares e lembrou de um programa exitoso durante sua passagem como secretária de Estado, o SER, que promovia qualificação, estímulo ao empreendedorismo e acompanhamento das empresas formadas a partir do programa. “Tivemos muito êxito com o programa, com centros de qualificação em várias regiões do estado e acredito que podemos implantar em Natal”, defendeu.
A qualificação para os profissionais do turismo é outra bandeira levantada pela candidata, bem como o investimento em promoção, divulgação e incentivo ao turismo de eventos, religioso e cultural.
“Enquanto a rede hoteleira pagou R$ 40 milhões em ISS no ano passado, a Prefeitura de Natal investiu apenas R$ 150 mil em divulgação. O turismo é nossa principal atividade econômica e não pode ser preterido da maneira que está hoje”, reforçou.
* Da assessoria da deputada estadual Márcia Maia