Candidato à Prefeitura de Caucaia (CE), Eduardo Pessoa promete “choque de gestão”
“A prefeitura está financeiramente quebrada, nós vamos abrir um grande plano de incentivo para trazer empresas para o nosso município”, diz o tucano
Com 31,79% dos votos no primeiro turno, o vereador Eduardo Pessoa (PSDB) promete um “choque de gestão” para implantar melhorias nas áreas da saúde, segurança e geração de emprego e renda se for eleito prefeito de Caucaia (CE) no dia 30 de outubro, no segundo maior colégio eleitoral do Ceará.
O candidato afirma que os moradores clamam por mudanças no município, comandado há oito anos pelo prefeito Dr. Washington (Pros) – numa gestão desaprovada por 84% dos eleitores, segundo recente pesquisa Ibope. “A prefeitura está financeiramente quebrada. Nós vamos abrir um grande plano de incentivo para trazer empresas para o nosso município: um plano de incentivo fiscal [com isenção de impostos] e um plano de incentivo estrutural [com a doação de terrenos]. Vamos desburocratizar totalmente o sistema de alvarás para facilitar a entrada dessas empresas. Agora, tudo isso só vai adiantar se a nossa população estiver capacitada”, disse o tucano.
Eduardo Pessoa – que disputa o segundo turno ao lado do vice Beto Martins (DEM) pela coligação “Caucaia de mãos limpas” – critica a ausência do governo estadual no município e pretende criar a Central de Monitoramento com câmeras instaladas nos principais centros comerciais em Caucaia e nos distritos de Jurema, Nova Metrópole e Araturi. O candidato também pretende fazer concurso para aumentar em 100% o contingente da Guarda Municipal e implantar o Ronda Escolar.
“Hoje, o povo de Caucaia está vendo as facções criminosas querendo tomar de conta do nosso município e o avanço das drogas, principalmente, dentro da juventude. Infelizmente, o governo do Estado que tem a prerrogativa de resolver esse problema da insegurança pública é muito falho”, afirma o candidato.
Além da segurança, o tucano aponta a saúde outro principal problema a ser enfrentado no município, cujo setor está sucateado. No seu plano de governo, ele pretende, nos primeiros seis meses de administração, concluir a construção dos postos de saúde e contratar na rede particular cirurgias eletivas, como a de catarata, cuja fila de pacientes é grande.
Eduardo Pessoa pretende ainda reativar o funcionamento no regime de 24 horas dos postos de saúde de Caucaia, Potira, Jurema e da Praia, com objetivo de diminuir o fluxo de pacientes para o Hospital Santa Terezinha e para o Hospital Municipal. “Vamos também criar o Bolsa Maternidade voltado às mães de baixa renda e em situação de risco, com acompanhamento por 4 meses. Esse trabalho hoje é feito de forma voluntária pela Pastoral da Criança da Igreja Católica sem a ajuda do poder público municipal”, explica.
Criar o Hospital da Mulher e da Criança, restaurar e equipar os prédios, humanizar o atendimento na saúde e construir 22 creches de tempo integral são outras metas do futuro prefeito.
Educação
Segundo Eduardo Pessoa, a primeira providência a ser tomada na área da educação, se eleito, será atender as reivindicações dos profissionais da rede municipal. “Primeiro, nós vamos cuidar dos nossos profissionais, rever o Plano de Cargos e Carreira dos professores, investir na capacitação dos profissionais, criar a Universidade Operária onde as pessoas acima de 30 anos que não terminaram o ensino médio, possam concluir e ao mesmo tempo serem capacitadas para ocupar as futuras vagas de emprego.”
Na geração de empregos, o candidato vai criar dois distritos industriais e aprovar um plano de atrações de empresas com doação de terrenos e isenção de impostos. Nessa empreitada, ele conta com a ajuda do governo federal intermediada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB). Ao mesmo tempo, pretende iniciar um programa de capacitação de mão de obra com cursos profissionalizantes para a juventude.
Outras metas do plano de governo de Eduardo Pessoa são substituir as lâmpadas (led) da rede de iluminação pública, construir 54 novas praças, levar abastecimento de água e esgoto para 100% dos centros urbanos, padronizar as calçadas atendendo as normas de acessibilidade e melhorar o transporte público. “Nós vamos fazer um estudo inicialmente para examinar quais são as áreas do município que realmente estão com maior carência de transporte coletivo. Tenho recebido realmente muitas reclamações nas nossas caminhadas com relação a isso. Depois desse levantamento, vamos atender todas as localidades, seja com transporte coletivo regular ou com transporte alternativo.”