Capitais registram deflação em junho, segundo FGV

Um cálculo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra o início da recuperação econômica do país após a forte recessão deixada como herança pelos governos do PT. Segundo a instituição, o Índice de Preços ao Consumidor registrou deflação em todas as sete capitais analisadas na quarta quadrissemana de junho, na comparação com a medição anterior.
Reportagem do Diário Comércio Indústria & Serviços desta quarta-feira (5) afirmou que o índice no período intensificou o declínio observado ao longo do mês, ao passar de queda de 0,12% na terceira prévia à queda de 0,32% na última análise do mês. Este número registrado em junho foi a primeira deflação desde o mesmo mês de 2006.
Ainda segundo o jornal, a maior deflação foi registrada em Belo Horizonte (-0,66% para -0,74%), seguida de Brasília (-0,23% para -0,44%), Porto Alegre (0,01% para -0,36%) e Rio de Janeiro (-0,26% para -0,34%).
São Paulo teve variação negativa de 0,23% após queda de 0,04%, enquanto em Salvador o IPC-S caiu 0,20%, de elevação de 0,08% anteriormente. Recife teve deflação ligeira, de 0,08%, em comparação com o aumento de 0,17%.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria no Diário Comércio Indústria & Serviços.