Caravana de Lula é “cortina de fumaça” para desviar atenção da população, diz deputado

Notícias - 17/08/2017

Brasília (DF) – De olho nas eleições de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia sua caravana pelo Nordeste nesta quinta-feira (17) em Salvador e passará por 28 municípios. No entanto, além de demandar engenharia complexa para conciliar homenagens ao petista, a agenda de viagens de Lula enfrenta diversos percalços, incluindo uma honraria que está sendo contestada na Justiça e a entrega de um título de cidadão proposto há duas décadas que não conta com a aprovação da Câmara Municipal. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (16).

Segundo a reportagem, na Paraíba, o ex-presidente vai receber um título de cidadão de João Pessoa proposto em 1997 pelo então vereador Júlio Rafael (PT), morto em 2013. O ato, contudo, acontecerá sem a presença da Mesa Diretora da Câmara, que se opôs à entrega. “Não vamos participar. Entendemos que é um contrassenso entregar um título a alguém condenado por corrupção”, afirmou o vice-presidente da Câmara, vereador Lucas de Britto (PSL).

Para o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), o constrangimento envolvendo a caravana do ex-presidente é algo “natural”, já que o PT e o próprio Lula devem muitas explicações à sociedade.

“Ele foi condenado, a Justiça deverá confirmar essa condenação e, obviamente, isso gera reações. Os cidadãos brasileiros e algumas lideranças se constrangem naturalmente de homenagear alguém condenado por crimes cometidos durante a Presidência e vão cobrar respostas”, afirmou.

Na Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo aprovou a data para a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente. O vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM), no entanto, entrou com ação popular na Justiça Federal pedindo a suspensão da homenagem. “A gente não pode achar normal que se conceda uma honraria a uma pessoa que foi condenada. Criminoso não merece título, merece sentença”, disse o vereador, que também questiona o uso da universidade como palco de “campanha antecipada”.

Na avaliação de Betinho Gomes, a agenda de viagens de Lula pelo Nordeste tem o objetivo de tentar desviar a atenção da população do debate central e esconder as mazelas que envolvem o ex-presidente e seu partido.

“Mais uma vez, o PT tenta criar uma cortina de fumaça para dizer que está tudo bem, que tem o mesmo prestígio de antes. Mas acho que, antes de fazer esse tipo de movimento político, antecipar uma campanha eleitoral, era preciso fazer esclarecimentos mais firmes à sociedade, pedir desculpas à população. Em vez de agir como se nada tivesse acontecido, ele deveria explicar por que quebraram e levaram o país a uma situação de desemprego que atinge quase 14 milhões de trabalhadores”, criticou.

Em Estância (SE), o vereador Sandro de Bibi (PRB) entrou com um pedido de anulação à honraria semelhante que será concedida a Lula. Ele alega que a homenagem foi aprovada em regime de urgência, desrespeitando o regimento interno.

Para Betinho Gomes, a caravana a ser iniciada amanhã é a resposta errada do PT às demandas e questionamentos da população. “Essas viagens poderiam servir inclusive para fazer autocrítica, mas eles preferem antecipar mais uma vez a campanha eleitoral”, completou.

X
17/08/2017