Cenário internacional e nova política externa beneficiam país, diz Hauly

O Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia (UE), e a eleição do presidente americano Donald Trump podem beneficiar as relações entre o Brasil e os países europeus. Essa é a opinião do deputado federal e membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O tucano também destacou como ponto positivo a política de relações exteriores conduzida pelo governo federal desde a saída do PT da Presidência da República.
“A perspectiva [para o Brasil] do ponto de vista comercial é muito boa. A saída da Inglaterra pode facilitar a relação brasileira com o bloco. Por um lado, nós podemos acabar ganhado parcerias com toda a União Europeia, e do outro podemos fazer um tratado bilateral com a Inglaterra. Isto pode ser muito promissor”, disse o tucano, que acredita que o Mercosul também pode ser beneficiado.
Nova postura
Hauly também destacou a mudança na postura brasileira após a troca no governo federal. Os ministros José Serra e Aloysio Nunes assumiram o comando da pasta após treze anos de priorização de interesses ideológicos por parte dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff.
“Agora estamos fazendo a verdadeira diplomacia. O Brasil precisa se livrar desses ranços que foram impregnados durante os governos bolivarianos dos petistas. Estamos vivendo uma nova etapa das relações internacionais e o Brasil passa a buscar parceiros importantes para melhorar a nossa relação comercial, cultural e com o resto do mundo, independente da ideologia e priorizando os interesses nacionais”, concluiu.