Collor defende terceiro mandato para Lula

Notícias - 04/05/2009

Brasília (4 de maio)- A história dá voltas surpreendentes. O ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), atual senador da República, defende um terceiro mandato para o presidente Lula. Desafetos no passado, quando ambos disputaram o Palácio do Planalto em 1989, e mais ainda na época do impeachment de Collor, em 1992, agora estão próximos. Filiado ao PTB, um dos partidos da base de sustentação do governo, Collor tornou pública sua defesa de um terceiro mandato para Lula.

“O que o senador Collor diz é um desserviço à consolidação da democracia e tumultua o cenário eleitoral para 2010”, protesta a senadora Marisa Serrano (MS), vice-presidente da Executiva Nacional do PSDB. Para a senadora, “é hora de aperfeiçoar a legislação eleitoral, é isto que temos de fazer neste momento, manifestações pelo continuísmo provocam confusão”, contesta.

CHAVISMO

De acordo com Collor, 14 legendas fazem parte da base de apoio do governo e todas estão satisfeitas com a atenção que recebem do Palácio e uma mudança de governo colocaria em risco a aliança. O senador de Alagoas elogia os indicadores econômicos do governo e os programas sociais. Para Collor, o governo Lula não tem ponto fraco.

O senador Flexa Ribeiro (PA) também foi surpreendido pela atitude de Collor. “Trata-se de uma declaração infeliz e eu lamento que tenha partido justamente de um ex-presidente. A regra do jogo democrático está colocada e prevê a alternância de poder, requisito básico e fundamental em uma democracia”. O senador tucano disse também “que é um passo atrás cogitar a possibilidade de implantar no Brasil um regime parecido com o da Venezuela, um modelo Chavista (do presidente Hugo Chávez).

X
04/05/2009