Com 157 mil casas entregues, projeto de habitação de Alckmin em São Paulo vira referência para o país

Durante os oito últimos anos em que Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, esteve à frente do Governo de São Paulo, a questão habitacional foi tratada com bastante atenção e empenho. A construção de moradias populares dignas para quem mais precisa passou a ser prioridade do tucano e diversos projetos foram implementados.
Com Alckmin, São Paulo se tornou o primeiro estado brasileiro a investir 1% dos recursos arrecadados com ICMS em habitação popular. O valor representa mais de R$ 1 bilhão por ano na construção de moradias. Desde 2011, quando o tucano assumiu, foram entregues 157 mil casas, todas sempre registradas em nome da mulher, por ser a força da família.
As entregas foram realizadas através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e de programas como o Casa Paulista e o Morar Bem, Viver Melhor. No governo de Alckmin, a CDHU alcançou a marca de 500 mil moradias repassadas à população. Além das casas já entregues, outras 41 mil estão em processo de construção em todo o estado e mais 45 mil já estão nas listas dos programas do governo.
Além do investimento governamental, o tucano buscou inserir a iniciativa privada na intenção de diminuir o déficit de moradia no estado. Com este pensamento, Geraldo Alckmin foi o responsável por colocar em prática a primeira Parceria Público Privada (PPP) na área da habitação de interesse social, uma operação desenvolvida para o Centro Expandido de São Paulo.
O projeto consiste em construir mais de 14 mil moradias populares, além de realizar uma completa requalificação urbana e inclusão social nas regiões beneficiadas. A proposta do programa é utilizar imóveis abandonados e disponibilizá-los para pessoas de baixa renda. Com o sucesso da medida, outras do mesmo modelo foram implantadas em todo o estado.
Além do grande impacto social, a política habitacional impulsionada pelo tucano trouxe reações positivas na economia ao gerar muitos empregos e adequar os espaços urbanos de São Paulo. Agora, Geraldo Alckmin busca chegar à presidência para, assim como fez com sucesso nos municípios paulistas, implementar o mesmo projeto habitacional e levar moradia popular digna para toda à população brasileira.
O Metrô de São Paulo faz parte da vida da cidade, transportando cerca de 1 bilhão de pessoas por ano. Gente de todo tipo…
Posted by Geraldo Alckmin on Saturday, September 22, 2018
Reportagem Danilo Queiroz