Com larga experiência no Executivo, Elias Gomes disputa mandato de estadual

Notícias - 19/09/2018

O ex-prefeito Elias Gomes (PSDB) nasceu no Engenho Buranhém, no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Em 1976, foi eleito o vereador mais votado da história política do município e atuou fortemente em defesa das lutas populares.

Em 1982, foi eleito prefeito do Cabo, destacando-se por uma gestão democrática e participativa, que o impulsionou no cenário estadual. Em 1990, elegeu-se deputado estadual e disputa novamente, nessas eleições, uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado.

Em 1994, assumiu a administração de Fernando de Noronha, destacando-se em defesa da institucionalização do arquipélago. Comprometido com a região, recebeu o título de “Cidadão Noronhense”.

Em 1996, Elias Gomes foi eleito novamente prefeito do Cabo de Santo Agostinho, e reeleito em 2000. Foi na gestão do tucano, que a cidade se tornou o primeiro município do país a ter 100% de suas crianças em idade escolar na sala de aula. O feito rendeu a Elias o título de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Unicef.

Desenvolvimentista, Elias Gomes ganhou também o prêmio de “Prefeito Empreendedor”, do Sebrae, com a construção do Mercadão, espaço de organização da antiga feira livre, hoje um polo de lazer e um dos cartões postais da cidade. Na área da saúde, sua gestão reduziu em mais de 60% a taxa de mortalidade infantil. Ao fim dos dois mandatos consecutivos de prefeito do Cabo, foi nomeado secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.

Em 2008, Elias Gomes se elegeu prefeito de Jaboatão dos Guararapes e se reelegeu ao cargo em 2012. Os mandatos lhe renderam reconhecimentos importantes como os prêmios “Prefeito Empreendedor”, “Inovare”, “Prefeitura Amiga das Mulheres”, “Orgulho de Pernambuco” e “Prefeito Amigo da Criança”.

Casado com Joyce Dayanne, Elias Gomes tem 7 filhos de casamentos anteriores.

Da Assessoria PSDB-PE


X
19/09/2018