Com queda no preço dos alimentos, inflação de fevereiro atinge menor patamar desde 2000

Notícias - 10/03/2017

A queda nos preços dos alimentos levou a inflação ao menor patamar para o mês de fevereiro desde 2000. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,33% no mês passado, ante uma variação de 0,38% em janeiro, e de 0,90% em fevereiro de 2016. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Para o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), é um alívio que a pressão sobre o preço de alimentos tenha diminuído, já que estes são os itens que mais pesam no orçamento das famílias. O tucano reforça que, aos poucos, as mudanças nas políticas econômicas estão reduzindo a “herança” inflacionária do governo petista.

“Temos que ter foco que nós vamos ter o Brasil de volta ao seu desenvolvimento, gerando emprego e renda para todos os brasileiros, longe desses 13 anos e meio do governo de PT. Já se tem indicadores de que o governo do presidente Michel Temer, com o apoio do PSDB, já tem o indicativo de melhora dos sinais, dos índices. E esse é um deles”, disse.

Flexa Ribeiro lembra que a queda da inflação tem levado o governo a rever a política de juros, o que pode acelerar o corte da taxa Selic, hoje em 12,25% ao ano. A expectativa do senador é de que esses indicadores cheguem a patamares cada vez menores.

“A queda da inflação é importantíssima, como também a diminuição dos juros, da Selic, que está acontecendo. E a expectativa é que se chegue ao final de 2017 com a Selic de um único digito, e a inflação dentro da meta”, disse.

Outros itens que também contribuíram para o desempenho do mês foram as bebidas e as passagens aéreas. Em fevereiro, as passagens ficaram 12,29% mais baratas, enquanto o grupo de alimentos e bebidas registrou uma queda de 0,45%

X
10/03/2017