Com trabalho noturno, Prefeitura avança na recuperação de vias

Notícias - 12/06/2017

As obras para recuperação asfáltica continuam em ritmo intenso em toda em Belém, cidade administrada pelo prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB). Com frentes de trabalho também durante a noite, a Prefeitura de Belém avança para recuperar o pavimento e garantir maior segurança e conforto para motoristas e pedestres.

Na noite desta sexta-feira, 9, e madrugada de sábado, 10, os trabalhos de recuperação de pavimento foram realizados em trechos das avenidas Governador José Malcher, Marechal Hermes, travessa 14 de Março e avenida Pedro Álvares Cabral, nos dois sentidos do trecho entre avenida Doca de Souza Franco e rodovia Arthur Bernardes.

De acordo com a diretora de obras da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Nelma Siqueira, o trabalho não consiste apenas em tapar buracos.  “Em alguns trechos mais danificados estamos removendo o revestimento asfáltico para que uma nova camada seja aplicada. Desta forma garantimos maior qualidade e durabilidade ao serviço”, assegurou a diretora da Sesan.

O motorista Sérgio Camarão, 45, destacou a importância da obra de recuperação de vias e parabenizou o trabalho noturno. “Com este serviço realizado durante a noite não percebemos transtorno no trânsito”, ressaltou Sérgio, que precisa se deslocar com agilidade para efetuar entregas de mercadorias.

Além do trabalho noturno, outras equipes atuam durante o dia em trechos de vias em toda a cidade, e também nos distritos. São utilizadas diariamente mais de 115 toneladas de asfalto e o investimento mensal supera R$ 1,5 milhão, incluindo obras de recuperação e terraplenagem.

Somente nesta sexta-feira, foram recuperadas vias nos bairros da Terra Firme, Marambaia, Maracangalha, Pedreira, São Brás, Tapanã e distrito de Mosqueiro. Obras para recuperação do asfalto foram recentemente realizadas e serão novamente executadas nos próximos dias em trechos da avenida Mário Covas, rua Yamada e rodovias Transcoqueiro e Tapanã.

De acordo com Nelma Siqueira, o asfalto desgasta naturalmente em decorrência do tráfego intenso e da água da chuva na pista. Por isso o trabalho é permanente e diversas vias já atendidas necessitam de novas ações de recuperação. “O asfalto começa a apresentar trincas ou fissuras por onde a água entra e chega até o solo que sustenta o asfalto. Dessa forma, o asfalto se rompe e os buracos aparecem”, explicou.

“O trabalho da Prefeitura consiste em recompor o asfalto, eliminando os buracos e substituindo o revestimento que apresenta fissuras mais acentuadas, evitando, assim, que outros buracos apareçam nestes trechos recuperados”, detalhou.

Temas relacionados:

X
12/06/2017