Com trabalho noturno, Prefeitura avança na recuperação de vias

As obras para recuperação asfáltica continuam em ritmo intenso em toda em Belém, cidade administrada pelo prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB). Com frentes de trabalho também durante a noite, a Prefeitura de Belém avança para recuperar o pavimento e garantir maior segurança e conforto para motoristas e pedestres.
Na noite desta sexta-feira, 9, e madrugada de sábado, 10, os trabalhos de recuperação de pavimento foram realizados em trechos das avenidas Governador José Malcher, Marechal Hermes, travessa 14 de Março e avenida Pedro Álvares Cabral, nos dois sentidos do trecho entre avenida Doca de Souza Franco e rodovia Arthur Bernardes.
De acordo com a diretora de obras da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Nelma Siqueira, o trabalho não consiste apenas em tapar buracos. “Em alguns trechos mais danificados estamos removendo o revestimento asfáltico para que uma nova camada seja aplicada. Desta forma garantimos maior qualidade e durabilidade ao serviço”, assegurou a diretora da Sesan.
O motorista Sérgio Camarão, 45, destacou a importância da obra de recuperação de vias e parabenizou o trabalho noturno. “Com este serviço realizado durante a noite não percebemos transtorno no trânsito”, ressaltou Sérgio, que precisa se deslocar com agilidade para efetuar entregas de mercadorias.
Além do trabalho noturno, outras equipes atuam durante o dia em trechos de vias em toda a cidade, e também nos distritos. São utilizadas diariamente mais de 115 toneladas de asfalto e o investimento mensal supera R$ 1,5 milhão, incluindo obras de recuperação e terraplenagem.
Somente nesta sexta-feira, foram recuperadas vias nos bairros da Terra Firme, Marambaia, Maracangalha, Pedreira, São Brás, Tapanã e distrito de Mosqueiro. Obras para recuperação do asfalto foram recentemente realizadas e serão novamente executadas nos próximos dias em trechos da avenida Mário Covas, rua Yamada e rodovias Transcoqueiro e Tapanã.
De acordo com Nelma Siqueira, o asfalto desgasta naturalmente em decorrência do tráfego intenso e da água da chuva na pista. Por isso o trabalho é permanente e diversas vias já atendidas necessitam de novas ações de recuperação. “O asfalto começa a apresentar trincas ou fissuras por onde a água entra e chega até o solo que sustenta o asfalto. Dessa forma, o asfalto se rompe e os buracos aparecem”, explicou.
“O trabalho da Prefeitura consiste em recompor o asfalto, eliminando os buracos e substituindo o revestimento que apresenta fissuras mais acentuadas, evitando, assim, que outros buracos apareçam nestes trechos recuperados”, detalhou.