Com tucano na prefeitura, Manaus promove mutirão de vacina contra sarampo

Notícias - 19/07/2018
Foto: Alex Pazuello/Semcom

Sob a gestão tucana do prefeito Arthur Virgílio, a Prefeitura de Manaus iniciou um mutirão de vacinação contra sarampo em escolas, faculdades e até de porta em porta em três bairros da cidade. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, agentes começaram a atuar em 323 escolas municipais distribuindo doses da tríplice viral. Além de sarampo, a vacina imuniza contra rubéola e caxumba.

Manaus passou 18 anos imune ao sarampo, mas com a volta da doença já registra 444 casos confirmados desde fevereiro. A ação nas escolas foi iniciada na última segunda-feira (16) e atende, nesta fase, alunos e professores de escolas do ensino básico, médio e fundamental. Na volta às aulas, em agosto, a vacinação deve se expandir também, para as faculdades da cidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser vacinados crianças a partir de 6 meses de idade e adultos com até 49 anos. O prefeito Arthur Virgílio Neto estendeu também o mutirão a três bairros da cidade onde há o maior índice de contaminação. De porta em porta, agentes imunizam crianças e adultos que ainda não tinham se vacinado.

“Estamos com toda a nossa estrutura nas ruas para proteger a população, sobretudo nossas crianças. Ampliamos também o nosso poder de combate, contratando novos servidores para atuarem na vacinação e ganhando o apoio do Governo do Amazonas, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde”, diz o tucano.

O último informativo divulgado pela Sala de Situação de Vigilância em Saúde aponta que Manaus tem 2.660 notificações da doença, entre os casos confirmados. Outros 119 casos foram descartados, após investigação, e 2.097 aguardam resultados laboratoriais. A meta da prefeitura é imunizar mais de 204 mil pessoas.

X
19/07/2018