Começa Festival Inverno de Porto Alegre

O 9° Festival de Inverno, uma realização da Prefeitura de Porto Alegre sob a gestão de Nelson Marchezan (PSDB), começou com a palestra do escritor português Gonçalo M. Tavares. Há uma série de atividades programadas pela Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura incluem cursos e debates sobre literatura, cinema, música, moda e uma caminhada cultural.
Na abertura, o secretário Municipal da Cultura, Luciano Alabarse, reforçou a importância do Festival de Inverno, considerado um dos principais projetos do calendário cultural da Cidade. “O festival sempre se caracterizou por trazer inteligência para aqueles que gostam de pensar a cultura”, afirmou Alabarse.
Para o coordenador do Livro e Literatura, Sérgius Gonzaga, a retomada do festival nesse momento social e econômico representa uma oportunidade de crescimento cultural. Ele destacou ainda a realização de uma mini Feira do Livro, com a participação de oito livrarias, num resgate das tradições livreiras.
Programação
Várias ações simultâneas estão previstas, na Cinemateca Capitólio Petrobras, e outra no Paço Municipal, como o festival que reúne 30 cursos, cinco palestras e painéis, além de uma dezena de filmes, um passeio literário e dois shows.
Para acompanhar a agenda, o ideal é se programar com antecedência. O Passaporte do Festival de Inverno dará direito a acompanhar todas as atividades no Centro Municipal de Cultura e assistir filmes que integram a programação da Cinemateca por um preço único de R$ 100.
Interrompido em 2013 e marcado em suas oito edições anteriores principalmente pela música, a 9º edição do evento terá novo formato, conduzido especialmente pelo mundo das letras. Um dos destaques das atrações literárias é o foco latino, com amplo espaço, por exemplo, para a Argentina e um curso sobre as obras de Jorge Luís Borges.
A 9ª edição também reúne mesas de debates sobre escritores gaúchos, Gabriel García Marques e dos brasileiros Nelson Rodrigues e Carlos Drummond de Andrade. Na literatura contemporânea nacional, Leandro Narloch é uma das atrações, falando sobre a construção do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, publicado pela editora LeYa.
Artes cênicas-
Mesmo sem a apresentação de espetáculos teatrais, as artes cênicas terão um nome de peso para colocar os holofotes durante o festival. O dramaturgo romeno Mattéi Visniec desembarca em Porto Alegre em 30 de julho, no encerramento do festival. Naturalizado francês – Visniec vive em Paris há mais de 30 anos, onde se refugiou da ditadura de Nicolae Ceauşescu -, o dramaturgo se tornou figura conhecida e respeitada no Brasil há menos de cinco anos, quando teve sua primeira obra publicada em língua portuguesa pela editora É Realizações.
Cinema
A programação literária será diária, no Teatro Renascença, na Sala Álvaro Moreyra e no Atelier Livre. Na tela da Cinemateca Capitólio Petrobras serão projetados roteiros argentinos, como Dias de Odio e Jauja, e outras oito obras com foco no mundo latino e nas letras.
Para os temas contemporâneos, foram convidados Mônica Waldvogel e Filipe Vilicic, no painel A nova era da informação: pós-verdade, fakes e radicalismo. A História tem sua presença com a revisão crítica de Voltaire Schilling sobre os 100 anos da Revolução Russa, celebrados em 2017, passando com olhos aguçados sobre o período stalinista.
Música
Na música, dois shows marcam o início e o último final de semana do evento. No primeiro dia, Paulo Moreira e Jorginho do Trompete e quarteto se apresentam no Teatro Renascença, no dia 24, às 20h, com A História de Kind of Blue – o maior disco da história do jazz, inspirado álbum de estúdio do músico estadunidense de jazz Miles Davis. No sábado, véspera do encerramento, as vozes femininas são a atração, com As Mulheres da Banda, apresentação que reúne a Banda Municipal, Muni, Lara Rossato, Ana Lonardi e Adriana Deffenti.
O 9° Festival de Inverno é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenação do Livro e Literatura. Conta com apoio cultural da Panvel Farmácias e Fleming, apoio gastronômico dos restaurantes Al Dente e Peppo Cucina e apoio da vinícola Cave de Pedra.