Comércio registra pior resultado dos últimos 15 anos

Imprensa - 14/02/2017

Comercio-Foto-Getty-Images-1O comércio registrou a maior queda nas vendas desde o ano de 2001. A baixa foi de mais de 6% no ano passado, sendo a maior da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quase todos os segmentos mostraram taxas negativas. O que mais puxou a queda geral do varejo foi o de vendas de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios, com retração de 3% no total.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) lamenta os resultados, mas aponta que a situação já era esperada por conta da má gestão dos governos do PT.

 

“Apesar de todos os esforços da equipe econômica, da tentativa da retomada do crescimento, ainda há um reflexo da má política fiscal  – do ex-presidente Lula, da ex-presidente Dilma – que enfraqueceu toda a cadeia produtiva. E a gente observa que há justamente essa retração dos investimentos.”

O deputado Raimundo Gomes de Matos ainda citou as reformas a serem votadas neste ano pelo Congresso Nacional como importantes para a retomada do crescimento do país.

“O Congresso Nacional [tem que] tomar posicionamento em relação às reformas que precisam ser aprovadas. A questão da previdência, a questão da reforma tributária, fazendo com que nós possamos ter, acima de tudo, a garantia do desenvolvimento do nosso país.”

Outra pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também mostra a deterioração do varejo brasileiro. Somente em 2016, o país perdeu 108 mil pontos de venda, sendo o pior resultado dos últimos 12 anos.

X
14/02/2017