Comissão das Prévias apresenta proposta para colégio eleitoral e novo calendário; conheça

Notícias - 31/05/2021

A Comissão das Prévias do PSDB concluiu nesta segunda-feira (31/05) sua proposta para o modelo das eleições internas que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República: os votantes serão divididos em 4 grupos, com peso unitário de 25% do total de votos. O relatório da comissão será discutido pela Executiva Nacional nesta terça-feira (01/06), e o parecer final será apresentado na próxima terça, dia 08. As primárias estão previstas para o dia 21 de novembro.

Conheça a íntegra da proposta

Os grupos serão formados pelos seguintes segmentos partidários: filiados (grupo 1); prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2); vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3); e governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores.

A ideia é que haja representação da diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado, e das visões municipais, estaduais e federativa.

“A elaboração dessa proposta levou em consideração as características históricas do PSDB, o respeito aos princípios constitucionais (artigo 17) e à legislação partidária vigente, a elevação das chances de vitória e a busca da unidade imprescindível para a vitória, a partir da ativa mobilização de todas as esferas e instâncias partidárias”, diz o documento.

A Comissão das Prévias é formada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi; o senador Izalci Lucas; os deputados federais Pedro Vilela e Lucas Redecker; e o ex-deputado Marcus Pestana, sob a coordenação do ex-presidente nacional do PSDB, José Aníbal.

De acordo com o novo calendário proposto pela comissão, os candidatos farão suas inscrições em 20/09, com início dos debates em 18/10. As prévias serão realizadas no dia 21/11 e um eventual segundo turno, em 28/11.

Temas relacionados:


X
31/05/2021