Comissão de Relações Exteriores apoiará diplomata brasileiro para Instituto Social do Mercosul

Notícias - 07/07/2017

Presidida pela deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara apoiará a indicação do embaixador José Eduardo Martins Felício para o cargo de diretor-executivo do Instituto Social do Mercosul (ISM). Os chanceleres dos países do bloco se reunirão na segunda quinzena de julho para referendar a escolha do diplomata. Com sede em Assunção, o ISM foi criado em janeiro de 2007 e trata-se de uma instância técnica para a promoção das políticas sociais do Mercosul voltadas especialmente para a redução das assimetrias entre os Estados-Partes.

“O embaixador Felício serviu no Paraguai em um momento difícil para o Mercosul e soube com muita habilidade reconstruir as relações bilaterais. À frente do Instituto Social, seguramente fortalecerá ainda mais os programas e projetos voltados para o desenvolvimento social e a integração regional”, afirmou Bruna Furlan.

Ex-embaixador do Brasil no Uruguai, Cuba e Paraguai, coube ao diplomata recompor as relações entre Assunção e Brasília após a suspensão daquele país do Mercosul em 2012.

Nesta quarta-feira, 5, Bruna Furlan reuniu-se com o embaixador, a quem assegurou o apoio da comissão à sua indicação. José Eduardo Martins Felício destacou que, uma vez confirmado no cargo, irá trabalhar para promover toda a agenda social dos países membros. “O Mercosul é um projeto político no qual as questões de cidadania são fundamentais”, destacou. Ele enfatizou ainda o fato de o Brasil assumir também neste mês a presidência pro tempore do bloco em cúpula a ser realizada em Buenos Aires e receber os chefes de Estado do Mercosul para a tradicional cúpula presidencial de dezembro.

* Do Portal do PSDB na Câmara

X
07/07/2017