Confiança do consumidor sobe dois pontos em maio

O índice que aponta a confiança do consumidor subiu dois pontos de abril para maio deste ano. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor ficou em 84,2 pontos, uma alta de pouco mais de 11 pontos só nos primeiros cinco meses do ano. A economista e deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS) explica que o índice é um importante termômetro para a economia, e aponta para uma recuperação gradual do crescimento.
“No caso do consumidor, quando o índice aponta que está dentro de condições melhores do que no mês ou no ano passado, ele também planeja comprar bem, consumir, inovar nos seus gastos. Então esse índice é fundamental para explicar porque a economia está indo para frente, e até de uma maneira surpreendente para alguns analistas.”
A coordenadora da Sondagem do Consumidor da FGV, Viviane Bittencourt, atribui o resultado à “melhora das expectativas com relação à situação financeira das famílias e o ímpeto de compras”, influenciados positivamente “pela inflação mais baixa e os juros nominais em queda”. Yeda acrescenta que, além dos indicadores econômicos estarem melhores, as ações do parlamento no sentido de dar estabilidade à economia, por meio de reformas, também contribuem com esses resultados.
“O Índice de Confiança do Consumidor levou em consideração que o Congresso Nacional já vinha demonstrando, há algum tempo, que aquele compromisso de consertar as coisas que estruturalmente vão mal – por meio das reformas que estão sendo feitas – faz o índice de confiança melhorar.”
A edição de maio de 2017 do levantamento coletou informações de 1970 domicílios entre os dias 2 e 20 de maio.