Confiança industrial avança em maio e atinge maior nível em três anos

Notícias - 22/05/2017

A confiança da indústria, medida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), deve encerrar o mês de maio com o melhor resultado dos últimos três anos. A prévia do Índice de Confiança da Indústria avançou 1,2 ponto em relação a abril. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a alta é de 12,8 pontos. Se confirmada, a confiança chegará a 92,4 pontos, nível mais alto desde abril de 2014, quando o índice atingiu 97 pontos. Para o deputado federal Nelson Padovani (PSDB-PR), a retomada desse setor acompanha o crescimento de outras áreas fortes do país, como o agronegócio, e pode se tornar uma tendência.

“Naturalmente, a agricultura dá reflexo na indústria de máquinas agrícolas, de coleta, etc. Então era de se esperar esse crescimento. Quando o agronegócio vai bem – pois o que representa o nosso público é a agricultura – vão bem também outros setores.”

Outros dois indicadores, como o da situação atual e o de expectativas, também avançaram no período. O levantamento aponta que o avanço corresponde à atual situação econômica. Para Padovani, o resultado é consequência do trabalho executado na economia, com o auxílio do PSDB.

“A nossa economia estava decolando firme. Era de se esperar esse resultado, porque nós temos um caminho, que nós vínhamos plantando e construindo com os nossos ministros, os quais fazem parte de ministérios fortes, importantes, com capacidade. Nós vamos continuar na política que vínhamos fazendo, que era o que estava dando certo.”

Para a prévia de maio foram consultadas 781 empresas entre os dias 02 e 17 deste mês. O resultado final do levantamento será divulgado na próxima segunda-feira.

X
22/05/2017