Conselhos de administração das subsidiárias da Eletrobras serão dirigidos por presidente da estatal
Brasília (DF) – Para garantir a melhor organização e gestão do grupo Eletrobras, os conselhos de administração das principais subsidiárias da estatal passarão a ser comandados pelo seu futuro presidente, Wilson Ferreira Júnior. A ideia, segundo a avaliação do Palácio do Planalto, é assegurar uma linha comum de atuação para companhias como Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletronuclear. As informações são de reportagem desta quarta-feira (13) da Folha de S. Paulo.
Durante o governo da presidente afastada Dilma Rousseff, o presidente da Eletrobras não comandava os conselhos das subsidiárias, o que, para o presidente em exercício Michel Temer, era uma falha. O falta de gestão à frente da estatal fez com que a empresa registrasse prejuízos bilionários desde 2012, com suas subsidiárias envolvidas em escândalos de corrupção.
Como parte do processo de reestruturação da estatal, Wilson Ferreira Júnior, que comandava a empresa de energia CPFL, deve ser confirmado como o novo presidente da Eletrobras no dia 22 de julho. O conselho de administração da estatal também contará com a presença da secretária do Tesouro Ana Paulo Vescovi, de Marcelo Guaranys, da Casa Civil, da economista Elena Landau e do professor Vicente Falconi, consultor especializado em gestão.
Seguindo a determinação da nova Lei das Estatais, as diretorias das empresas do grupo serão dirigidas por técnicos ou executivos do setor, nomeados pelo governo. A gestão Temer também avalia a venda de ativos da Eletrobras, o que pode render R$ 20 bilhões.
Leia AQUI a íntegra da matéria do jornal Folha de S. Paulo.