Corujão da Saúde supera a marca de um milhão de exames realizados em SP
Criado pelo prefeito tucano João Doria, o programa zerou a fila de 485,3 mil exames remanescentes de 2016
O Corujão da Saúde atingiu nesta segunda-feira (11) a marca de 1.014.525 exames realizados. O programa foi criado pela Prefeitura de São Paulo, sob o comando do tucano João Doria, no início da sua gestão, para zerar a fila de 485,3 mil exames remanescentes de 2016, objetivo alcançado em apenas 83 dias graças à parceria com hospitais privados como Albert Einstein, Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa, Oswaldo Cruz e outros (veja lista completa abaixo).
“O Corujão da Saúde é hoje um exemplo nacional de eficiência na gestão pública de saúde. Existem filas, mas são administráveis para um prazo de 30 dias para os mais urgentes e de 60 dias para os demais tipos de exames”, disse o prefeito João Doria.
O “Corujão” começou a ser implantado em hospitais e clínicas das redes pública, particular e filantrópica, que ofertam exames extras em horários alternativos e ociosos. Apesar da expectativa de que os atendimentos fossem realizados em horários alternativos, a maioria dos agendamentos foi para o horário regular, entre a manhã e a tarde. A Prefeitura deu preferência para que o exame fosse feito no serviço mais próximo da casa do paciente.
Em 31 de dezembro de 2016, a fila era de 485,3 mil pacientes. Desse total, 68.099 já aguardavam agendamento por mais de 180 dias e foram encaminhados para nova avaliação médica (cerca de 12 mil exames foram confirmados). Outros 77.820 já não necessitavam mais dos procedimentos médicos, por motivos diversos.
Entre os exames contemplados no programa estão densitometria, ecocardiografia, mamografia, ressonância, tomografia e ultrassonografia. Como comparação, em todo o ano de 2016 foram realizados 1.255.071 procedimentos destes mesmos exames.
Números do programa nesta segunda-feira (11):
- 1.014.525 exames realizados
- Fila de exames de 72.356 procedimentos (ainda não agendados)
- 93.673 vagas livres de procedimentos
- 231.757 exames agendados
- 23% dos exames feitos por prestadores privados e 77% por unidades próprias
Doutor Saúde
Lançado em março pela Prefeitura de São Paulo, o programa Doutor Saúde conta atualmente com seis unidades móveis nas regiões Norte, Leste e Sul da capital, que prestam atendimentos nas áreas de oftalmologia, saúde do homem, vascular, tomografia, coloproctologia e dermatologia. Juntas, as unidades já realizaram mais de 12 mil atendimentos e 14 mil agendamentos. Outros 1.396 atendimentos e 1.966 agendamentos para teledermatologia também foram realizados do Hospital Dia Cies Santo Amaro.
O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades quando necessário. Para utilizar o serviço, é necessário fazer o agendamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “A ação preventiva de Saúde Pública muito importante, uma vez que custa cinco vezes menos prevenir do que curar”, informou Doria.
* Da assessoria da prefeitura de SP