CPIs cumprem seu papel com o apoio do PSDB
O trabalho e os primeiros relatórios parciais das Comissões Parlamentares de Inquérito do Congresso Nacional sobre o Judiciário; o Sistema Financeiro; e o Narcotráfico mostram como é fundamental na Democracia um Parlamento independente.
Mas a atuação do Congresso Nacional não se restringe aos trabalhos das CPIs, que ganharam maior notoriedade nestes últimos dias. Senadores e deputados federais têm inúmeras atividades essenciais para a sociedade brasileira e para a democracia. Diariamente eles aperfeiçoam as leis, realizam mudanças contínuas e fundamentais para a organização social, política e econômica do País.
Em especial, a atuação dos parlamentares tucanos nas CPIs e no Congresso Nacional é um exemplo e ao mesmo tempo um orgulho para o PSDB, que sempre se caracterizou pela Ética e Seriedade.
Não nos furtamos, enquanto Partido, a investigar qualquer setor da sociedade brasileira ou do próprio governo que esteja sob suspeita ou que mereça um aprofundamento temático para a busca de soluções definitivas. Mas também não aceitamos pré-julgamentos maliciosos e nem holofotes baratos que ecoam denúncias vazias.
Nosso trabalho é sério, meticuloso. Cotidianamente, no anonimato que um bom trabalho impõe, nossos parlamentares atuam nas comissões apresentando projetos de lei, analisando propostas, debatendo com a sociedade, realizando audiências públicas. Esse trabalho é essencial para a Democracia, para a representação popular de qualidade como é a do PSDB.
Temos a alegria de não ver nenhum quadro partidário envolvido em denúncias. Não somos acusados de falsificar documentos, de enriquecimento ilícito ou de atos lesivos ao patrimônio público. Ou, ainda, de beneficiar esta ou aquela empresa.
O governo tucano de Fernando Henrique tem primado pelo irrestrito respeito à autonomia e às decisões do Legislativo e do Judiciário. Mesmo entendendo que em alguns momentos esses Poderes não tenham tido a compreensão necessária para aprovar as reformas que, na visão do Governo, são indispensáveis para a transformação da realidade política, econômica e social do País. Isso é Democracia.
Com a colaboração e mais do que isso com a legítima pressão do Congresso Nacional, o Governo promoveu – no âmbito do Banco Central, da Polícia Federal e da Secretaria da Receita Federal – mudanças profundas de normas para obstruir ainda mais a atuação de empresários e políticos corruptos. Resultado do trabalho das CPIs.
Sabemos que existem deficiências na máquina estatal, deficiências que estão presentes em todos os poderes, mas que estão sendo corrigidas porque, sempre, o nosso interesse maior é o do Brasil. E o meio mais adequado para isso é o Congresso Nacional, que com sua expressiva bancada tucana não tem se recusado a essa tarefa.