Crise leva venezuelanos a viverem na pobreza em Roraima
A tentativa de fugir do regime do presidente Nicolás Maduro – aliado de primeira hora dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff – levou a milhares de jovens venezuelanos a viver em situação de extrema pobreza no Brasil. De acordo com matéria do jornal O Globo desta segunda-feira (7), as ruas de Boa Vista estão repletas de imigrantes da Venezuela vivendo de mendicância, além de mulheres se prostituindo em plena luz do dia na capital de Roraima.
Para o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB-BA), suplente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional na Câmara, o modelo de governo vigente na Venezuela é ultrapassado. “É uma tristeza vermos um país com potencial como a Venezuela se destruindo pelo populismo, irresponsabilidade, demagogia e autoritarismo de um modelo fracassado. Essa tragédia de [Hugo] Chávez e Maduro já causa anos de prejuízo à população na Venezuela, fazendo com que seu povo passe por necessidades tão cruéis que são obrigados a fugirem do seu país em busca de um mínimo de sobrevivência”, disse o parlamentar.
O tucano defende que o Brasil seja solidário aos venezuelanos que não tiveram outra alternativa a não ser a emigração. “O governo brasileiro sabe que isso está gerando problemas graves, principalmente na fronteira com Roraima, porque está sobrecarregando a questão do SUS, aumentando o número de indigentes, mas o Brasil tem que ser solidário com essas pessoas que estão sofrendo com um regime que espero que esteja no fim”, afirmou Jutahy.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.