Curso para pré-candidatos tucanos marca arrancada do PSDB de Minas para vitórias nas eleições municipais

Encontro em Belo Horizonte foi conduzido pelo presidente do PSDB-MG, deputado federal Domingos Sávio

Imprensa - 01/07/2016

domingos savio encontro psdb mgCentenas de pré-candidatos do PSDB de Minas Gerais a prefeito, vice-prefeito e vereador de todas as regiões do Estado participaram nesta sexta-feira (1º/07), em Belo Horizonte de um curso de preparação com vistas às eleições municipais deste ano. O curso foi conduzido pelo presidente do PSDB-MG, deputado federal Domingos Sávio, e contou também com a presença do presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela (ITV), senador José Aníbal (PSDB-SP).

O treinamento foi ministrado por especialistas do ITV nacional, que proferiram palestras sobre Social Democracia, Comunicação e Marketing Político na Campanha Municipal, Redes Sociais e Legislação Eleitoral. Ao final, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre todos os temas abordados.

“Além de ajudar na preparação dos nossos pré-candidatos, este encontro marcou a arrancada do PSDB de Minas rumo à vitória nas eleições municipais de 2016”, afirmou o deputado federal Domingos Sávio, presidente do PSDB de Minas Gerais. “E esse curso de qualificação para os pré-candidatos é para reforçar o sentimento de que política para nós é uma ação coletiva, solidária, em favor da coletividade”, acrescentou.

“Nova realidade exige mais conteúdo dos candidatos”
Ministrado pelo jornalista e consultor do ITV e do PSDB, André Lacerda, o módulo Comunicação e Marketing abordou, entre outros pontos, o atual ambiente político, considerado “inóspito”, aliado às limitações de custos e formato da campanha.

O consultor lembrou que a campanha eleitora deste ano será mais curta e intensa. “A campanha foi reduzida de 90 para 45 dias e, a propaganda eleitoral, de 45 para 35 dias. Além disso, houve a limitação do financiamento, com restrição de doações de pessoas jurídicas e imposição de teto”, ressaltou.

Para André Lacerda, essa nova realidade vai impor aos candidatos ainda mais conteúdo e veracidade nas mensagens aos eleitores. “Será exigido mais do desempenho pessoal do candidato, sem truques ou mágicas na propagando de rádio e TV”, ressaltou.

O jornalista aconselhou muita atenção na preparação e organização da campanha. “Pesquisas, levantamentos ou estudos sobre o município e até sobre os adversários serão ferramentas essenciais para uma campanha vitoriosa. Além disto, uma boa organização de dados, como agenda e programa de governo, deve ter prioridade. (Clique AQUI e confira a palestra em PDF)

“Rede social dá voto”
Outro assunto que mereceu atenção dos pré-candidatos tucanos foi a palestra “O impacto das redes sociais nas eleições”, ministrado pelo jornalista e consultor do ITV e do PSDB Fabiano Lana. Partindo do princípio de que “rede social dá voto”, o consultor deu dicas de uso de diversas ferramentas virtuais, como Facebook, Twitter, Instagram, Site, WhatsApp e Snapchat. E pontuou o que é positivo e negativo na forma de usá-las.

“Até recentemente as redes eram apenas um acessório nas campanhas eleitorais e na atuação política. Hoje, pessoas públicas não têm mais a opção de ficar de fora das redes. Mesmo não estando nas redes, estarão falando de vocês”, afirmou Fabiano Lana.

Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros acessam as redes sociais. Só o Facebook recebe mais de 62 milhões de acessos por dia. “O Face é quase um xodó no Brasil. É uma rede acessada por 92 milhões de brasileiros por mês. Por isso, o objetivo é viralizar as postagens mas, para isso, é preciso ficar absolutamente atento ao dia a dia para acertar um post de sucesso”, recomendou o jornalista. (Clique AQUI e confira a palestra em PDF)

Atenção para mudanças na lei eleitoral
No módulo Legislação Eleitoral, os advogados Afonso Ribeiro e Reginaldo Nunes, especialistas em direito eleitoral e, respectivamente, membros do Departamento Jurídico do PSDB nacional e do PSDB-MG, esclareceram aos participantes as novas regras da campanha deste ano, em função das mudanças promovidas pela minirreforma eleitoral.

“Será preciso cuidado redobrado com as inúmeras restrições que a lei impôs no pleito deste ano”, alertou Afonso Ribeiro, do PSDB nacional. Ele também esclareceu aos pré-candidatos o que a legislação considera propaganda eleitoral antecipada, as restrições para a propaganda nas ruas com carros de som e mini trios, por exemplo.

Outro esclarecimento dado foi sobre duas importantes proibições: pagar para impulsionar anúncios no Facebook e a realização de propaganda vai telemarketing.

A palestra do especialista foi baseada na cartilha “No Voto, na Lei”, editada pelo PSDB. (Clique AQUI para acessar a íntegra da palestra e AQUI para acessar a cartilha “No Voto, na Lei”).

Já Reginaldo Nunes, do PSDB-MG, chamou a atenção dos participantes sobre os prazos e obrigações a serem cumpridas junto à Justiça Eleitoral, desde a convenção municipal.

Social-democracia
Os participantes do curso também assistiram a uma breve palestra sobre social-democracia ministrada pelo presidente nacional do ITV, o senador José Aníbal (PSDB-SP).

O senador tucano afirmou que a social-democracia no mundo se vê frente a desafios novos, como mudança climática, imigração, pobreza e desigualdade, envelhecimento populacional, competição global e mercados financeiros desregulados, entre outros. “Todos os principais desafios do século 21 exigem formas inovadoras de articulação entre Estado, sociedade e mercado, agora não só em nível nacional, mas também global”, disse.

José Aníbal ressaltou que na busca de soluções para os desafios, a social-democracia “comparece com as credenciais de ter oferecido, ao longo do século 20, às melhores respostas às aspirações de liberdade, progresso e igualdade”, afirmou. (Clique AQUI e confira informações sobre a social-democracia)

X
01/07/2016