De olho nas eleições de 2024, PSDB vai fazer raio-x do partido nos Estados

Notícias - 13/12/2023

O PSDB realizou a primeira reunião de sua nova Executiva Nacional nesta terça-feira (13), em Brasília, sob o comando do novo presidente do partido, Marconi Perillo. Entre as decisões do colegiado, estão a criação de comissões temáticas para apresentar propostas para o Brasil e a elaboração de um raio-x sobre o cenário eleitoral do partido para as eleições municipais de 2024.

Para fomentar o debate de ideias no partido, Perillo propôs a criação de comissões temáticas. “Eu acho que nós do PSDB temos um elo muito forte com os brasileiros no que diz respeito a uma questão mais programática“ e defendeu investir nisso: “eu gostaria que cada um de nós se responsabilizasse por temas, para formar um grupo para discutir ideias-força”. A sugestão foi acatada e já decidiram por duas comissões: uma sobre a primeira infância, que será presidida pelo ex-deputado federal Pedro Cunha Lima com participação da deputada federal Geovânia de Sá e de Débora Lovisi, presidente do PSDB-Mulher de Minas Gerais, e outra sobre Cidades, presidida por Luiz Paulo Velloso Lucas, que é ex-prefeito de Vitória (ES), com participação dos prefeitos Paula Mascarenhas (Pelotas-RS), Duarte Nogueira (Ribeirão Preto-SP) e Paulo Serra (Santo André-SP).

Por sugestão do deputado federal Aécio Neves, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), e acatada por todos, o partido decidiu que fará um mapeamento da atual situação do partido nos Estados. O objetivo será identificar problemas e encontrar soluções para entender onde precisa mudar a direção e como atrair mais filiados. Isso será feito por meio de uma comissão eleitoral e essa radiografia deve ser apresentada em fevereiro.

A relação com o Cidadania também foi uma das pautas. O PSDB vai criar uma comissão específica para tratar da relação com esse partido, que hoje compõe uma federação com os tucanos. Devem liderar esse assunto o atual presidente da Federação, Bruno Araújo e o deputado federal Adolfo Vianna, líder da bancada do PSDB na Câmara. 

Ainda no encontro, o presidente Marconi Perillo defendeu a convocação de um congresso do PSDB e a elaboração de uma nova carta do partido ao Brasil. Também destacou a importância de aumentar a participação das mulheres e de jovens na política por meio de programas de formação política do ITV.

Praticamente todos os que tiveram a palavra durante a reunião destacaram a necessidade de reconstruir o partido a partir de posicionamentos firmes sobre as principais questões do país e também com candidaturas competitivas onde for possível nas eleições de 2024.

Veja a lista de participantes do encontro: clique aqui.

Temas relacionados:


X
13/12/2023