Deputada Márcia propõe na AL-RN ações para Comissão Especial de Segurança

Imprensa - 14/02/2017

marcia-maia-foto-assA deputada estadual Márcia Maia (PSDB-RN) apresentou, na manhã desta terça-feira (14), uma série de 10 medidas a serem empreendidas pela Comissão Especial de Segurança (CES-ALRN), da qual a parlamentar é integrante. As ações foram sugeridas durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Em meio aos números crescentes da violência no estado, desde assaltos até assassinatos, Márcia apresentará na comissão propostas para que o Legislativo possa colaborar na atuação contra a onda de violência no estado.

As sugestões vão desde a convocação dos secretários de Justiça e Cidadania, Segurança Pública e o comandante da Polícia Militar para discutir o atual cenário até uma série de requerimentos ao governo do Estado, com destaque para aquele que solicita o envio de relatório mensal à CES-ALRN dos números da segurança pública e sistema prisional do RN.

“Sabemos das histórias de terror contadas todos os dias, mas precisamos conhecer essa crise ainda mais a fundo. Com relatórios e dados que possam embasar uma ação concreta e estruturante para a segurança pública, daremos passos à frente nesta luta. É com inteligência, articulação e organização que a comissão poderá dar uma contribuição real contra essa grave crise que tem roubado a liberdade do cidadão norte-riograndense”, avaliou Márcia.

Ao defender a ação imediata da comissão instalada ainda no mês de janeiro, Márcia enumerou casos recentes de assalto em universidade, farmácia e a turistas, bem como, o impacto na causado na vida da população e na própria economia do estado. O grupo formado por oito deputados definirá presidente e vice nos próximos dias.

“O grito silencioso do potiguar por paz e liberdade precisa ser ouvido e atendido. Não podemos permitir que essa situação de caos em que vive a população, com medo de sair de casa, de ir ao trabalho, a escola ou até mesmo a uma farmácia para cuidar da própria saúde ou daquele que ama se perpetue. É preciso um basta e essa Casa Legislativa precisa dar sua contribuição”, defendeu.

Confira as 10 medidas iniciais propostas à CES-ALRN

Convocação dos secretários de Segurança Pública e Justiça e Cidadania;
Convocação do Comandante Geral da Polícia Militar;
Convite ao presidente do Tribunal de Justiça para falar a Comissão;
Convite a Defensoria Pública do RN para falar a Comissão;
Requerimento solicitando diagnóstico do sistema prisional;
Requerimento solicitando diagnóstico da segurança pública;
Requerimento ao Governo solicitando o envio mensal de relatório básico dos números da segurança pública, bem como do sistema prisional;
Reunião com representantes dos sindicatos da Polícia Civil, Militar e Agentes Penitenciários;
Visita a APAC de Macau;
Visita às unidades prisionais do Estado em situação crítica;

*Da Assessoria da deputada

X
14/02/2017