Descaso do PT com obras de infraestrutura prejudica nordestinos

A cidade de Salgueiro, localizada no estado de Pernambuco, hoje é o retrato do descaso e da negligência no projeto de transposição do rio São Francisco e da ferrovia Transnordestina ao longo dos 13 anos de governos do PT. Cenário das duas maiores obras de infraestrutura anunciadas por Lula e Dilma, o município atualmente acolhe trabalhadores desempregados e canteiros abandonados. O pouco que já foi construído está se deteriorando debaixo de sol e chuva.
Salgueiro foi escolhida estrategicamente para abrigar os dois projetos porque fica equidistante das principais capitais nordestinas e no cruzamento das BRs 232 e 116. A empreiteira Mendes Júnior, responsável pelas obras da transposição, abandonou a obra depois de ter irregularidades descobertas na Operação Lava Jato. O Ministério da Integração aguarda o desfecho de uma nova licitação para retomar as obras no trecho.
Já a Transnordestina, iniciada em 2006 durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só tem concluída o total de 600 km, entre os 1.753 km projetados para a estrada. Em janeiro, o TCU determinou a suspensão de repasses governamentais, apontando “alto risco de não conclusão” da ferrovia.
O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) lamentou o descuido e a falta de compromisso com obras importantes para o povo nordestino e atribuiu o mau estado de conservação à má gestão dos governos petistas.
“Obras que são estratégicas para o desenvolvimento de Pernambuco e muito importantes para o povo nordestino acabaram caindo no superfaturamento. A demora na conclusão causou um grande prejuízo. Nesse momento, a população do sertão de pernambucano está pagando o preço. Obra parada é obra mais cara, é falta de emprego e demora no desenvolvimento. Tudo isso é fruto da má administração”, declarou.
“Inauguração extraoficial”
Lula e Dilma visitaram no último domingo (19) a cidade de Monteiro, na Paraíba, para uma “cerimônia extraoficial” de inauguração do eixo leste da transposição do rio São Francisco. Na ocasião, Lula discursou como pré-candidato às eleições de 2018 e transformou o encontro em comício, além de reivindicar a autoria da obra. A inauguração oficial do eixo foi feita pelo presidente Michel Temer no dia 10 de março.
Durante o discurso, o petista fez várias provocações e afirmou que sairá candidato no pleito de 2018. “Dilma e eu temos orgulho de dizer: nós somos o pai, mãe, irmão, tio, primo e sobrinho da transposição das águas do São Francisco”, disse o petista.
Betinho Gomes criticou o discurso do ex-presidente e afirmou que o povo nordestino aguarda ansiosamente o fim das obras, que há uma década estão em curso. “Esse discurso de que obra pública tem dono deve ser combatido. Obra pública não tem dono, é do povo, é da sociedade. A população que é provedora deste investimento, que através dos impostos paga para que a obra aconteça”, afirmou.
O tucano completou dizendo que espera que o governo atual conclua as obras o mais rápido possível. “A população pernambucana está esperançosa para que isso seja resolvido”, concluiu.