Diante do desemprego, Bruno Araújo flexibiliza participação de pequenos construtores ao MCMV

Imprensa - 29/11/2016

Bruno Araújo e André Moura falam à imprensa no PlanaltoPara atender uma antiga reivindicação dos pequenos construtores do país que desejam participar do programa Minha Casa, Minha Vida, o ministro das Cidades, deputado licenciado Bruno Araújo (PSDB-PE), assinou uma portaria que aumenta o prazo de inscrição desses empreendedores no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e retira a exigência de construção apenas em áreas pavimentadas.

Os empresários alegavam que o prazo estabelecido para realizar a adequação como pessoa jurídica não era suficiente. A nova portaria estende o prazo para o final de 2018, segundo informações do portal Terra.

Os pequenos construtores também se queixavam da exigência de que o empreendimento deveria ser construído em área pavimentada. Junto com energia elétrica, esgoto e abastecimento de água, o asfalto estava entre os itens de infraestrutura necessários na área da obra a ser financiada pelo Minha Casa, Minha Vida.

Eles alegavam que essa norma traria prejuízos econômicos, pois há muitos imóveis que já foram construídos antes da vigência da regra e não poderiam ser comercializados.

“Os pequenos construtores correspondem a quase 30% do programa (MCMV), é um percentual muito alto. Em um momento em que o país precisa de grande atenção para enfrentar a recessão e desemprego, eles são fundamentais”, defendeu o ministro Bruno Araújo em entrevista ao Terra.

Desemprego – O desemprego ficou em 11,8% no trimestre encerrado em outubro, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (28) por meio da Pnad Contínua. Em 2015, a taxa ficou em 8,9% no mesmo período. No trimestre terminado em julho deste ano, o índice foi de 11,6%. As informações são do G1.

A população desocupada ficou estável na casa dos de 12 milhões na comparação com o trimestre de maio a julho de 2016. Mas 32,7% maior (mais 3 milhões de pessoas) em relação a igual trimestre de 2015. Este é o 3º trimestre seguido deste ano em que o número de desempregados no país ficou acima de 12 milhões, segundo o IBGE.

Leia AQUI a reportagem do portal Terra.

* Do PSDB-PE.

X
29/11/2016