“Dilma deixará legado de 13 milhões de desempregados”, afirma Jutahy

Imprensa - 30/08/2016

Jutahy Magalhães Jr FOTO PSDBnaCAMO deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB-BA) declarou, nesta segunda-feira (29), ter absoluta convicção de que o Senado votará a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Na opinião do parlamentar, a permanência da presidente seria uma tragédia econômica, porque as perspectivas que foram criadas com a sua saída temporariamente fizeram com que o Brasil não continuasse naquele ritmo acelerado de queda do seu Produto Interno Bruto (PIB), com perspectiva de chegar até 6% em 2016. “Teremos uma queda gigantesca de 3%, mas metade do que aconteceria se a presidente Dilma continuasse”, afirmou em discurso na Tribuna da Câmara.

Segundo Jutahy, Dilma deixará uma herança perversa para o povo brasileiro. “Treze milhões de desempregados, fruto da irresponsabilidade fiscal, da incompetência e da corrupção: isso o que o Brasil viveu nesse período do lulopetismo”, lembrou.

Para o tucano, o país vive uma situação gravíssima, mas que saberá utilizar os instrumentos democráticos para resolver a questão dentro da democracia, da legalidade. “O impeachment já foi utilizado várias vezes na nossa história. Como parlamentar, já votei três pedidos de afastamento de presidente da República neste plenário: no do presidente Fernando Collor, votei favoravelmente; no da presidente Dilma, votei favoravelmente; e em mais um. Poucos se lembram de que o PT foi o maior defensor do impeachment no passado. Mais de 50 pedidos de impeachment foram protocolados nesta Casa, e um deles no governo Fernando Henrique Cardoso chegou a ser votado neste plenário, 5 meses depois de o presidente tomar posse em 1999. Em maio daquele ano, foi votado um pedido de impeachment e foi rejeitado amplamente nesta Casa, mesmo com os votos do PT e dos seus aliados”, relatou.

O parlamentar baiano afirmou também que a presidente Dilma cometeu o crime de irresponsabilidade, caracterizado de forma contundente no parecer do deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), na Comissão Especial e da mesma forma, no Senado, isso ficou caracterizado no parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). “Tenho convicção de que o Senado, com mais de 70% dos votos, da mesma maneira que na Câmara, consolidará esse processo”, destacou.

Na opinião de Jutahy, Michel Temer realiza um governo de transição, que será responsável pela retomada do crescimento econômico no país. “E que seja direcionado para a recuperação da nossa economia, com a estabilidade que gere emprego e desenvolvimento, e o país não continue sofrendo com a inflação altíssima e com o desemprego desesperador”, concluiu o parlamentar.

X
30/08/2016