Diretórios do PSDB promovem encontros com tucanos eleitos em vários estados do país
Após conseguir sua vitória mais expressiva em eleições municipais no pleito deste ano, com 803 prefeitos eleitos em todo o país, o PSDB realiza nos próximos dias, por meio de seus diretórios estaduais, uma série de encontros com a participação dos tucanos eleitos e de várias importantes lideranças do partido – no plano nacional, o grande encontro dos prefeitos será na próxima sexta-feira (25), no Senado, em Brasília, promovido pelo partido e pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV).
Um desses eventos foi realizado neste sábado (19), pelo diretório do PSDB de São Paulo. Destinado a todos os tucanos eleitos no estado (169 prefeitos, 105 vice-prefeitos e 1.023 vereadores), o encontro contou com a presença de tucanos paulistas como o governador do estado, Geraldo Alckmin, o prefeito eleito da capital, João Doria e os senadores Aloysio Nunes e José Aníbal. Ainda participaram do evento os ministros da Justiça, Alexandre de Moraes, das Relações Exteriores, José Serra, e das Cidades, Bruno Araújo.
Além de São Paulo, diversos outros diretórios do PSDB já têm reuniões marcadas com os tucanos eleitos. São os casos, por exemplo, de Goiás, que convidou seus 77 prefeitos eleitos para uma reunião em Brasília, no dia 24 de novembro; do Espírito Santo, que fará um encontro com seus prefeitos no dia 10 de dezembro, com participação dos 13 prefeitos eleitos pelo partido; do Rio Grande do Sul, que vai organizar um seminário com informações técnicas para os 272 vereadores e 28 prefeitos eleitos no estado; e de Minas Gerais, que deve reunir os tucanos eleitos em fevereiro do ano que vem.
Outros diretórios, como o do Maranhão, já realizaram eventos com os candidatos eleitos pelo partido. Realizada no dia 26 de outubro, a reunião contou com a participação de lideranças como o senador Pinto Itamaraty, o secretário de Estado, Neto Evangelista, e os deputados estaduais Sérgio Frota e Marcos Caldas, e o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, entre outros. Além disso, existem ainda iniciativas como a do governo do Paraná, estado administrado pelo tucano Beto Richa, que reunirá os prefeitos eleitos entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, em Foz do Iguaçu.
Vice-presidente nacional do PSDB, o senador Aloysio Nunes (SP) acredita que uma das principais finalidades destes encontros organizados pelos Diretórios Estaduais do partido é celebrar o sucesso obtido pelos tucanos nas eleições municipais. Na visão do parlamentar tucano, o pleito deste ano firmou a posição do PSDB como uma legenda de caráter nacional.
“O PSDB foi o partido que mais cresceu nessas eleições municipais. Teve um desempenho extraordinário nas cidades de todas as dimensões – nas capitais, nas regiões metropolitanas, mesmo nas pequeninas cidades -, se firmou realmente como um grande partido nacional. Então isso merece ser comemorado, e comemorado por grandes protagonistas dessa vitória, que são os eleitos, aqueles que levaram a bandeira do PSDB à vitória em diferentes municípios do nosso país. Então é a comemoração, a celebração de um feito político importante”, ressaltou o senador paulista.
Para Aloysio, os eventos regiões organizados pelos diretórios nos estados e a reunião nacional coordenada pelo PSDB e o ITV são oportunidades para os tucanos eleitos compartilharem suas experiências e suas realidades com colegas de partido.
“É uma troca de experiências. Esses encontros marcam o compromisso do partido em fazer jus à vitória que nós tivemos, fazendo administrações sérias, eficientes, honestas, de modo a preparar o caminho para a vitória do PSDB nas eleições de 2018”, disse.