Discurso do Deputado Federal, José Aníbal, durante a VI Convenção Nacional do PSDB

Notícias - 19/05/2001

Senhor Presidente Fernando Henrique Cardoso – símbolo do compromisso que o PSDB tem com o Brasil.

Senhor deputado Aécio Neves – de quem nos orgulhamos como presidente da Câmara dos Deputados

Senhores Governadores e Prefeitos – lideranças que fincam e defendem com ardor nossa bandeira tucana nos mais diversos pontos do Brasil.

Senhores parlamentares do PSDB, deputados, senadores, vereadores – e aqui cito o nosso companheiro B. Sá, que se recupera de um acidente – que são nossa ligação direta com os anseios da população.

Senhores ministros – responsáveis por traduzir em ações os compromissos sociais de nosso partido.

Faço aqui uma saudação especial àqueles que fazem o PSDB no dia-a-dia, àqueles que constroem o partido e enfrentam os desafios de frente. Uma saudação especial aos militantes tucanos!

Uma saudação também a quem dá toda essa vibração ao partido, a quem mostra a garra dos tucanos, a quem vai para a luta. Uma grande saudação à força da Juventude Tucana.

Todos nós aqui participamos da construção de um partido que nos dá enorme orgulho. Apenas um partido com a nossa clareza de propostas poderia ter uma trajetória tão vitoriosa, tão realizadora e, principalmente, tão marcada pela ética. Construímos nossas posições com base nas idéias da social democracia, na certeza de que o caminho para o Brasil é o do desenvolvimento com justiça social, desenvolvimento com ética, desenvolvimento com democracia. Democracia que consolidamos ao longo destes seis anos por nossa convicção de que este é o único terreno que propicia ao povo o avanço das suas conquistas econômicas e sociais.

É importante lembrar o que dizia um visionário, um plantador de idéias e um realizador: Franco Montoro. É dele a máxima de nosso manifesto de fundação: “Longe das benesses oficias, mas perto do pulsar das ruas, nasce o novo partido“.

Trata-se de um partido que, numa trajetória impressionante, chegou ao comando das decisões nacionais e regionais, venceu duas eleições presidenciais, mas não perdeu o contato com o pulsar das ruas. Pelo contrário, fortaleceu sua visão clara de projeto de desenvolvimento social para o Brasil.

Temos, portanto, a grande inspiração de Franco Montoro, que tão bem personificou o PSDB na condição de presidente de honra do partido. Hoje, companheiros, anunciamos com muita felicidade que Montoro tem na presidência de honra do PSDB um sucessor igualmente realizador e inspirador: tenho o prazer de anunciar que aceitou o convite para ocupar a presidência de honra do PSDB o nosso presidente Fernando Henrique Cardoso.

Falamos aqui em inspiração. E não há inspiração maior para nós tucanos e para o Brasil do que aquele que dá nome à nossa Convenção: Mário Covas.

Covas nos deixou o exemplo de sua crença e, principalmente, de sua ação, onde ética e fazer política caminham juntos. Nas suas políticas públicas – em saúde, educação, saneamento, habitação, na impressionante recuperação financeira do Estado de São Paulo, feita antes mesmo que o país tivesse a importantíssima Lei de Responsabilidade Fiscal, e também no grande desafio da segurança pública – nestas políticas de Covas está a marca permanente do compromisso com as maiorias, a indução ao desenvolvimento, à geração de empregos e renda, o compromisso com o combate às desigualdades sociais. Nestas políticas está a promoção do ser humano, sempre o centro das atenções do nosso governador Covas.
Covas nos ensinou que nossa indignação não pode ser passiva, solitária. Tem que ser solidária: bateu em nosso maior ou menor, bateu em cada um de nós e não ficará sem resposta.

Sim, companheiros tucanos, nós temos o que mostrar e cabe a nós fazer isto a todo momento, em todos os lugares.

Os desafios de governar e fazer o melhor para a população muitas vezes nos afastam da formulação e comunicação das idéias e ações do partido e do governo. Por isso, companheiros tucanos, é função de cada um participar de debates, falar nas reuniões, buscar os meios de comunicação, seja um jornal de bairro ou uma rádio comunitária. Enfim, não vamos deixar que ninguém fale mais alto do que a gente. Ninguém tem mais do que a gente para mostrar.

Esta força fica clara aqui, hoje. Vemos aqui representados os movimentos sociais tão presentes e ativos no PSDB. Especialmente as mulheres tucanas. Não há dúvida de que as mulheres foram fundamentais na construção do PSDB e vão ter grandes responsabilidades nos desafios que já se apresentam. As mulheres tucanas vão dar muito trabalho aos nossos adversários!

Hoje vamos escolher uma nova Executiva Nacional. Participam desta Executiva muitas das grandes lideranças nacionais do partido. A Executiva terá uma forte atuação nacional – sabemos o que devemos realizar porque ouvimos as nossas lideranças e os anseios dos nossos militantes – mas a Executiva terá também forte presença regional, nos estados e municípios, junto com nossa militância. Queremos que a mensagem e a força do PSDB animem todos os companheiros, em todos os cantos do Brasil. Seremos uma Executiva andarilha.

Quero aqui fazer um agradecimento especial à Executiva que hoje completa seu mandato com pleno êxito. O PSDB teve um grande comandante, um líder de coragem e afirmação na figura do nosso senador Teotônio Vilela.

Sob seu comando, o PSDB deu um salto na sua representação política, administrativa e parlamentar. Mostrou a força dos tucanos.

Em nome do PSDB, agradeço a você, Teo, e aos demais companheiros da atual Executiva. E, desde já, convoco vocês a redobrarem os esforços na disseminação de nossos princípios e realizações.

A formulação e comunicação de nossas idéias terá como grande instrumento o Instituto Teotonio Vilela, que tem realizado um trabalho incansável de envolvimento com a sociedade. O Instituto será chamado a ampliar e a aprofundar ainda mais sua atuação em todo o país e em todos os estados.

Meus companheiros tucanos,
O PSDB será a estrutura da próxima campanha presidencial. É uma responsabilidade enorme e merecerá de todos nós dedicação integral. Temos clareza de que alianças e composições partidárias serão construídas em torno do nosso projeto para o Brasil. Isto nos impõe desafios, nos impõe enraizar mais ainda o PSDB nacionalmente.

A lealdade ao governo e a afirmação partidária caminham juntas.

Falamos há pouco nas inspirações que movem o PSDB. Pois muito bem: a inspiração que moverá nossa campanha em 2002 é uma só. São realizações do governo Fernando Henrique Cardoso. É a reafirmação de um governo que deu rumo ao Brasil. Um governo que colocou o país na rota do desenvolvimento com justiça social, uma rota que continuará a ser seguida. Um governo que deu nova dimensão à presença brasileira ativa e altiva no cenário internacional. Um governo de estadista.

Senhor presidente, tenha certeza de que seu partido irá para a disputa com a convicção de quem defende o melhor para o país. Não vendemos promessas com o verbo fácil de nossos adversários. Não temos um discurso de palanque e outro no poder, como têm nossos adversários. Nós não vendemos a esperança com discursos vazios, nós mostramos sim que temos um projeto e uma prática e que eles geram esperança.

Diante dos desafios, não projetamos o caos. Nós os vencemos, como vencemos a inflação e as crises internacionais. Agora mesmo, diante desta crise de energia, o governo está agindo de modo competente, buscando soluções, dialogando com a sociedade. Pela determinação e ação do governo e pela generosidade e espírito solidário da sociedade, não vamos ter apagão.

Apagão tem a oposição. A oposição projeta o desejo do caos. Vamos acender uma vela para esta oposição que insiste em não entender que o povo brasileiro rejeita a política do quanto pior, melhor.

Presidente, tínhamos um candidato natural na sua sucessão. Mário Covas. O destino privou a nós e ao Brasil de um homem tão distinto, leal, nobre. O povo paulista nos seus aplausos de despedida consagrou Covas. Não teremos a presença física de Covas, mas teremos sua energia, sua determinação, seu exemplo que servirá de inspiração para que todos os tucanos, juntos como estamos hoje e sob o comando do presidente Fernando Henrique Cardoso, construam uma candidatura vitoriosa à Presidência da República.

Ao terminar, companheiros, quero citar parte do discurso de Covas na convenção passada. Dirigindo-se ao presidente, ele disse: “Aqui está sua tripulação, ela que há de continuar no comando do leme. As pequenas marolas que passarem pelo convés não nos farão correr a busca de salva-vidas ou a subida nos escaleres. Nós estaremos juntos, dia a dia, e, se amanhã outros não estiverem, o presidente da República sabe que conta com seus companheiros na sua luta e na sua trajetória“.

Vamos, então, meus companheiros. Vamos afiar o bico, vamos para o embate. Em cada município, em cada estado, em cada diretório, na candidatura presidencial. Sempre em sintonia com os anseios do povo brasileiro. Nós nos orgulhamos de vocês. Muitos vieram de longe. Dezenas de horas para vir e voltar. Dezenas de horas para sonhar o sonho tucano.

Dá-lhe, tucano!

X
19/05/2001