Discurso do Senador Teotonio Vilela Filho no Lançamento da Candidatura Aécio Neves
O PSDB tem a atividade parlamentar na sua essência. Partido parlamentarista nascido no Congresso, ganhou as ruas para ser legitimado pelo voto popular em sucessivas eleições.
Pela prática e pelas propostas, o PSDB aproximou a ação parlamentar da sociedade. E colocou o Senado e a Câmara mais próximos do Povo brasileiro.
Nossa atuação no Congresso reflete o compromisso dos tucanos de todo o País com as reformas, que tão seguramente temos encaminhado.
Chegamos à Presidência da república com o companheiro Fernando Henrique e fizemos o Brasil avançar. Vencemos o desafio da inflação e iniciamos o verdadeiro projeto de transformação nacional pela inclusão social de milhões de brasileiros até há pouco marginalizados.
Esse projeto segue com a sucessão de melhorias na saúde, nas comunicações e na cidadania. E de forma destacada em áreas comandadas por companheiros tucanos.
A política de alianças do presidente Fernando Henrique foi o instrumento da governabilidade que deu rumo ao País, neste tempo de transformações mundiais que não poupa sacrifícios nem às nações mais ricas e poderosas.
O PSDB sempre foi ao extremo dos seus esforços para fortalecer a base aliada e mantém essa preocupa;áo como essencial à continuidade das reformas e dos avanços sociais.
Em favor do interesse nacional, sabemos pensar grande e abrir mão de posições. Não foram poucas as aspirações legítimas que sacrificamos internamente pelo que o partido e o próprio governo devem muito ao desprendimento dos companheiros tucanos.
A postulação tucana de ocupar a presidência da Câmara dos Deputados é lógica e coerente com a política de alianças, seja por critério quantitativo, de rodízio ou equilíbrio de espaços.
Não fazemos uma postulação pessoal ou de mera posição administrativa. Nosso intuito é o fortalecimento da instituição parlamentar.
O partido tem o compromisso de suceder o processo eleitoral com um esforço renovado pelo avanço das reformas institucionais.
Queremos a ebulição do debate político, com a democracia em pauta permanente. Queremos o fortalecimento das instituições democráticas, à frente o Congresso Nacional, com atuação cada vez mais próxima do Povo e pautada na interação com a Sociedade Civil.
Vislumbramos um novo momento nacional onde a Câmara seja instrumento da sociedade em busca de mais justiça social, eficiência e ética na política. E a presidência da Câmara pode ser o indutor dessa ação.
O conjunto do PSDB percebe isso e por seus governadores, prefeitos, parlamentares, dirigentes e filiados, tem se posicionado para que o partido assuma esse papel.
No Senado, temos companheiros perfeitamente credenciados ao exercício da Presidência da Casa e do Congresso. Se a conjuntura política indicar esse caminho, o partido está preparado.
Mas o momento aponta para a Câmara, onde somos a maior bancada e a tradição da Casa nos impõe essa responsabilidade histórica.
O PFL, com o saudoso deputado Luiz Eduardo Magalhães, e o PMDB, com o deputado Michel Temer, tiveram papel relevante na Presidência da Câmara. Agora é a nossa hora, agora é a vez do PSDB.
Por consenso, atribuímos o encargo desta missão ao companheiro Aécio Neves. Experimentado na Liderança da maior bancada da Câmara, ele tem o vigor da sua juventude e o aprendizado de quatro mandatos consecutivos como credencial política e pessoal.
E traz a representatividade de Minas Gerais, que nunca falta ao Brasil e bem estar por merecer distinção como a Presidência da Câmara Federal.
Pelo Brasil e pelas reformas, Aécio Neves, do PSDB, presidente da Câmara dos Deputados.