Mais aplaudido em Congresso Mineiro, Anastasia aponta o caminho para reconstrução do Estado

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) participou nesta quarta-feira (20/06), em Belo Horizonte, do painel com os pré-candidatos ao Governo de Minas, organizado pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). Dentre os participantes, Anastasia foi o mais aplaudido por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e gestores municipais de todo o Estado presentes no evento. Como pré-candidato, o senador falou de algumas de suas propostas para reconstruir Minas Gerais e alertou que o trabalho a ser desenvolvido pela próxima gestão vai exigir a colaboração de todos os mineiros.
“Essa reconstrução deve ser coletiva, integrada por todos, jamais de uma pessoa só, jamais de um salvador da pátria. Nessa altura em que o Brasil parece dividido por ódios, por preconceitos e por raivas, nós devemos ter a serenidade, a tranquilidade, a inteligência, o conhecimento, a capacidade e, sobretudo, a credibilidade para a condução dessa reconstrução que será feita sempre em parceira estreita com os municípios de nosso Estado”, afirmou Anastasia.
Durante a apresentação, o senador lembrou sua história de mais de 35 anos de dedicação ao serviço público e ressaltou que, depois que aceitou o desafio de colocar seu nome novamente como pré-candidato a governador, ganhou ainda mais ânimo e disposição para percorrer o Estado e discutir com toda a sociedade sobre os desafios e soluções para Minas Gerais. “Minha vida é a de um servidor público de carreira, da Fundação João Pinheiro e da Universidade Federal de Minas Gerais. Ocupei diversos cargos na administração, sempre a serviço do Estado ou da União Federal. Durante esses 35 anos de dedicação, experiência e empenho em favor de Minas e do Brasil, eu felizmente tive um relacionamento muito estreito e de respeito com os municípios de nosso Estado. Tive a oportunidade de palmilhar Minas Gerais inteira, sendo recebido por centenas dos prefeitos que aqui se encontram nas suas cidades, nos seus rincões, dando especial preferência às cidades menores, muitas delas, até então, jamais visitadas por um governador anteriormente”, lembrou.
Valorização das mulheres
Questionado durante o painel, em uma das perguntas sorteadas durante o evento, sobre a participação das mulheres na política e as ações desempenhadas para esse público em específico, Anastasia defendeu iniciativas que possibilitem a redução da diferença salarial entre homens e mulheres, a redução da mortalidade materno-infantil na área da saúde, a presença das mulheres nos cargos mais altos da administração e, sobretudo, o respeito em relação a elas, com o combate total a qualquer forma de discriminação.
“No exercício de senador da República, no Congresso, tenho o prazer de trabalhar, votar e me empenhar por todas as bandeiras da causa das mulheres. Votei, sem exceção, todos os projetos apresentados, de modo a aumentar a participação das mulheres no processo político. No âmbito municipal vemos muitas prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras valorosas, até porque em Minas Gerais as mulheres são muito reconhecidas na nossa história, elas que marcaram a trajetória de nosso Estado. É evidente que qualquer política pública na educação, na saúde, na segurança, no emprego e no desenvolvimento, tem de ser necessariamente uma política inclusiva para participação das mulheres. Tenho orgulho de dizer e de fazer, porque no meu Governo os postos principais eram exercidos por mulheres: secretária do Planejamento, Casa Civil, Educação, Desenvolvimento Econômico, Cultura. Pastas chaves do Estado, todas elas desempenhadas com grande maestria por excelentes profissionais do nosso serviço público. Portanto, o nosso compromisso com a inclusão das mulheres é permanente”, afirmou, sendo mais uma vez aplaudido pelos presentes no 35º Congresso Mineiro de Municípios.