Dono de atuação destacada em Brasília, Otavio Leite busca se reeleger como federal

Notícias - 31/08/2018

Com uma trajetória política marcada pelo compromisso com o estado do Rio de Janeiro e os interesses de sua população, Otavio Leite busca reeleição para cumprir o quarto mandato como parlamentar fluminense na Câmara dos Deputados. Nas três legislaturas cumpridas em Brasília, se destacou como um dos parlamentares com mais projetos apresentados.

Natural de Aracaju, Sergipe, Otavio Santos Silva Leite nasceu em 29 de julho de 1961. O tucano de 57 anos é afilhado de batismo do ex-presidente Juscelino Kubitschek e foi criado no Rio de Janeiro por seu avô, o ex-senador Júlio Leite, passando a ter vínculos com o estado carioca.

Professor universitário, Otavio Leite é especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ainda como acadêmico da UERJ, presidiu o histórico Diretório Acadêmico Luiz Carpenter.

Antes de iniciar sua carreira como parlamentar, participou ativamente da administração pública nas duas gestões do então prefeito Marcello Alencar, quando exerceu os cargos de coordenador das administrações regionais e de secretário municipal de Governo, quando tinha 29 anos de idade.

Iniciou a trajetória no Poder Legislativo Carioca em 1992, quando foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro. Alcançou outros dois mandatos na Câmara Municipal, ficando no cargo até 2002. No mesmo ano, o tucano foi eleito deputado estadual com a quarta maior votação daquelas eleições.

Otavio Leite foi eleito vice-prefeito do Rio de Janeiro durante o governo César Maia entre 2005 e 2006. No pleito eleitoral seguinte, foi escolhido pela população carioca como deputado federal, cumprindo assim seu primeiro mandato como parlamentar na Câmara dos Deputados.

Durante a caminhada como federal carioca, o tucano se tornou o parlamentar fluminense que mais apresentou projetos de lei na legislatura 2007-2011, sendo o autor de mais de 120 leis que estão em vigor em âmbito federal, estadual e municipal, sendo reeleito em 2010. Hoje, está no exercício do terceiro mandato em Brasília (2015-2019), onde exerce o cargo de primeiro vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados.

No exercício de seus mandatos como federal, atuou em diversas comissões, sendo co-autor da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo e autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Música, que tem o objetivo de conceder isenção tributária para a música nacional brasileira, entre outros.

Atual presidente do PSDB fluminense, o tucano também é o autor da PEC da Petrobrás, proibindo a privatização da empresa. Otavio Leite também propôs a alteração na lei eleitoral que obriga os partidos políticos, no registro de candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apresentar suas promessas de campanha.

Entre as suas principais lutas, destacam-se a incansável defesa dos direitos das pessoas com deficiência e o empenho no desenvolvimento da indústria do turismo, com a consequente geração de emprego e renda, tendo participação destacada em prol da ratificação da Convenção internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da sanção da Lei Geral do Turismo.

Reportagem Danilo Queiroz

X
31/08/2018