Doria anuncia doações de medicamentos para rede municipal de saúde em SP
Brasília (DF) – O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (08) que a rede municipal de saúde receberá doações de medicamentos de laboratórios farmacêuticos. Doze laboratórios deverão doar 380 milhões de comprimidos de 165 tipos, avaliados em R$ 120 milhões. A maioria dos medicamentos são voltados a doenças tratadas com substâncias de uso contínuo, como diabetes e hipertensão. A medida deverá suprir o déficit de remédios na capital paulista pelos próximos três meses.
As informações são de reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. A iniciativa foi articulada pela Prefeitura com o governo do estado, comandado por Geraldo Alckmin (PSDB), que deverá retirar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos remédios doados.
“O nosso objetivo é sim eliminar a falta de remédio nas unidades básicas de saúde e hospitais”, destacou João Doria.
Os medicamentos doados têm de ter mais de seis meses de validade, o que também vai prevenir o desperdício, já que as farmácias privadas incineram os medicamentos com menos de um ano de validade. Segundo a reportagem, as grandes redes farmacêuticas municipais já aceitaram participar do projeto.
Passada a fase inicial de três meses, a gestão de Doria pretende implementar na capital paulista o programa “Remédio Rápido”, que vai distribuir remédios em mais de 3 mil farmácias. Hoje, isso é feito em apenas 458 unidades municipais.
Leia AQUI a íntegra da reportagem do jornal Folha de S. Paulo.