Doria anuncia testes para digitalizar bilhete único em SP

Notícias - 26/04/2017

A prefeitura de São Paulo, sob o comando do tucano João Doria (PSDB), vai iniciar até junho uma série de testes para o pagamento do bilhete único de transporte na capital paulista por meio de celulares. O objetivo da prefeitura é abolir, até 2020, o cartão físico do bilhete único – acabando também com o tradicional modelo de catracas e cobradores em cada ônibus.

Doria afirmou, ao fazer um trajeto de ônibus em direção ao Largo do Paiçandu, na região central, na manhã desta quarta-feira (26), que a nova tecnologia que vai substituir o cartão do bilhete único pelo celular já existe e foi uma experiência trazida de Seul, na Coreia do Sul, onde esteve há duas semanas. Segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo, o bilhete único representa 94% de todo o sistema, enquanto os outros 6% são pagamentos em dinheiro.

“O dinheiro vai desaparecer e, muito rapidamente, vai desaparecer o cartão também. Você vai utilizar o celular. Vamos testar muito em breve. No final de maio, começo de junho, vamos ter uma linha ou duas testando o uso do celular como meio de pagamento para começar a fazer essa experiência que, lá em Seul, é generalizada. Lá nem usa mais cartão”, afirmou o prefeito.

Segundo a reportagem, serão disponibilizados carregadores para baterias dos celulares que estejam descarregados no interior dos ônibus.

Doria também considera que o uso do celular será uma forma de combater as fraudes no bilhete único, por intermédio do qual circulam cerca de R$ 18 bilhões por ano. A São Paulo Transporte (SPTrans) estima que existam 14,3 milhões de cartões ativos na cidade.

“O sistema colocado no celular é antifraude. Se perder ou tiver furtado o seu celular, ele não pode ser utilizado por outra pessoa”, disse o prefeito.

Clique aqui para ler a íntegra da reportagem do Estado de S. Paulo

X
26/04/2017