Doria apresenta drones que serão usados para policiamento preventivo

Em mais uma ação inovadora à frente da prefeitura de São Paulo, o tucano João Doria apresentou, nesta segunda-feira (24), os drones que serão utilizados pela Guarda Civil Metropolitana para o policiamento preventivo na capital paulista. Segundo o prefeito, a definição dos locais em que os drones atuarão será feita pela própria Guarda Civil, de acordo com os níveis de aglomeração de pessoas na cidade.
“O uso dos drones será o policiamento preventivo, ações preventivas em áreas que serão estabelecidas pela Guarda Civil Metropolitana diariamente em situações que exijam uma atenção especial, como aglomerações e superlotação de pessoas e áreas que possam apresentar risco, inclusive entrada e saídas de áreas de futebol, onde você tem uma superaglomeração de pessoas. São áreas sempre de risco”, destacou Doria. As informações são de matéria do portal G1.
O tucano também revelou que haverá uma maior integração entre os trabalhos feitos pela Polícia Militar e pela Guarda Civil com o uso dos drones. “Embora a coordenação seja de responsabilidade integral da Polícia Militar, mas a colaboração hoje da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar de São Paulo é absolutamente horizontal, nós temos uma operação absolutamente integrada”, anunciou.
De acordo com a reportagem, os equipamentos também serão utilizados para identificar criminosos e para mapear áreas de risco e situações de catástrofes. Os cinco drones que serão usados em São Paulo são fruto de mais uma parceria da gestão Doria com a iniciativa privada. Os equipamentos foram doados por duas empresas chinesas, que cederam ainda 15 kits com câmeras corporais (bodycam), além de câmeras para as viaturas. O custo total dos equipamentos doados é de cerca de R$ 650 mil, segundo o G1.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria do G1 sobre o assunto.