Doria critica discurso de Lula no Nordeste

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff visitaram a cidade de Monteiro, na Paraíba, para uma “cerimônia extraoficial” de inauguração do eixo leste da transposição do rio São Francisco no último domingo (19). Discursando como pré-candidato nas eleições de 2018, o petista transformou o encontro em comício e reivindicou a paternidade da obra. A inauguração oficial do eixo foi feita pelo presidente Michel Temer no dia 10 de março.
No discurso, Lula afirmou que “a paternidade [da obra] é do povo brasileiro e do povo nordestino” e provocou ao insinuar que lutaria pela presidência novamente. “Eles que peçam a Deus para eu não ser candidato. Se eles quiserem brigar comigo, eu vou brigar com eles nas ruas desse país”, declarou.
O prefeito de São Paulo, o tucano João Doria (PSDB), classificou de “cínicas” as declarações do petista. “Após ouvir o discurso do ex-presidente tenho a certeza que ele é o maior cara de pau do Brasil”, disse Doria.
Os debates para realizar a transposição começaram no primeiro mandato de Lula. As obras tiveram início em 2007 e a previsão para a conclusão era em 2012. No entanto, até 2016 as obras não tinham sido entregues e a maior parte dos canteiros foram abandonados pelas empresas por irregularidades. Somente em março deste ano o primeiro eixo foi oficialmente inaugurado por Temer.
Além de Dilma, o ex-presidente estava acompanhado do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o presidente do PT Rui Falcão, e da senadora Gleisi Hoffman entre outros.