Doria define 15 parques-modelos para começo das concessões em SP

Imprensa - 13/12/2016

doria-fundo-azulA equipe do prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), definiu 15 parques para o início do processo de concessão dessas áreas à iniciativa privada. Com um perfil adequado para exploração comercial, os chamados “parques-âncora” têm a possibilidade de gerar lucro a empresas e zerar os custos à administração na manutenção desses espaços. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (13).

A ideia da futura gestão é que, para operar nessas áreas verdes mais rentáveis, a companhia vencedora da concessão teria de assumir também unidades com menor público e estrutura. O objetivo é que seja uma espécie de “adoção” de unidades menores na periferia, que seriam pouco atrativas isoladamente dentro de uma concessão.

A concessão faz parte do processo de desestatização de uma série de serviços públicos previstos por Doria durante a campanha eleitoral. Segundo o orçamento de 2016, são necessários R$ 70 milhões anuais para a manutenção, conservação e operação dos 109 parques da cidade (urbanos e lineares).

De acordo com a reportagem, os empresários que ganharem poderão, por exemplo, operar sistemas de estacionamento ou áreas de alimentação, como quiosques de lanches e restaurantes.

A equipe de transição tucana estuda alterar também regras atuais que impedem certos tipos de eventos dentro desses parques. Uma ideia seria, por exemplo, liberar os concessionários a promover feiras gastronômicas ou revenda de livros dentro desses espaços.

Mapeamento

O mapeamento inicial da equipe inclui três parques-modelos na região central, quatro na zona oeste, quatro na sul, dois na leste e dois na norte. Outras 80 unidades são alvo de estudos para concessão.

Ainda segundo a equipe de Doria, as normas de hoje inviabilizam a exploração e precisarão ser alteradas. A análise leva em consideração a atratividade dessas áreas verdes para o mercado abraçar a ideia com a certeza de que haverá lucratividade para assumir a manutenção do parque de forma integral.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

X
13/12/2016