Doria inaugura primeiro Centro de Acolhimento em SP

Notícias - 11/05/2017

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), inaugurou nesta quarta (10) o primeiro Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua, na capital paulista. O objetivo do tucano é entregar 44 CTAs até o final da sua gestão, na média de um por mês. Só este ano, o prefeito pretende abrir mais oito unidades, como revela reportagem do portal G1.

“Até o final desse ano serão oito. Se você considerar, será um por mês, são 4 anos de gestão. Nós temos aí 36 meses além dos oito até o fim do ano”, afirmou o prefeito durante a inauguração.

A Prefeitura de São Paulo estima que a cidade tenha cerca de 25 mil moradores de rua. O primeiro CTA foi instalado na Avenida Alcântara Machado, na Zona Leste de São Paulo. Seu funcionamento é 24 horas por dia, com 164 vagas de acolhimento (para quem deseja passar a noite) e mais 100 vagas de convivência. Segundo a prefeitura, o local tem capacidade para receber 102 homens e 62 mulheres para dormir. Há dois quartos acessíveis para cadeirantes e deficientes físicos. Também há um canil para cachorros e espaço para as pessoas deixarem suas carroças.

A capital paulista possui atualmente 83 Centros de Acolhida, conhecidos como albergues. Mas os CTAs são locais que permitem abrigo temporário das pessoas em situação de rua que desejam uma recolocação no mercado de trabalho – com oficinas de capacitação, informática e palestras do programa “Trabalho Novo”.

“Em todos os CTAs nós teremos área de treinamento para que as pessoas fiquem no limite de 90 até 120 dias. Depois, elas já estarão empregadas, com a carteira de trabalho assinada e uma renda suficiente para o aluguel social”, afirmou Doria.

A Prefeitura de São Paulo também vai doar 20 mil cobertores aos moradores em situação de rua para se protegerem do inverno, recebidos da empresa Magazine Luiza.

Clique aqui para ler a reportagem do portal G1.

X
11/05/2017