Doria prepara PPP para modernizar rede de semáforos em São Paulo

Notícias - 27/07/2017

A prefeitura de São Paulo, conduzida pelo tucano João Doria (PSDB), se prepara para anunciar mais uma Parceria Público-Privada (PPP) para modernizar a rede de semáforos da capital paulista. A ideia é implementar nova tecnologia para que até 85% dos 6,4 mil aparelhos sejam operados à distância. Segundo reportagem desta quinta-feira (27) do jornal Estado de S. Paulo, esse sistema remoto funciona hoje em cerca de 600 semáforos, menos de 10% do total dos faróis.

O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), João Otaviano, afirmou que o edital tem o objetivo de colocar o parque semafórico funcionando na cidade e que a previsão é que em 2018 o projeto já esteja em funcionamento. Segundo ele, o foco da ação é a “gestão inteligente de trânsito”.

Depois de implementado, será possível mudar o tempo de espera em um cruzamento conforme o fluxo de tráfego com base em um simples comando na central de controle e religar os aparelhos remotamente em caso de corte de energia, entre outros benefícios. De acordo com a CET, com as mudanças, a expectativa é de melhor fluidez do trânsito.

A CET informou por meio de nota que, no primeiro semestre, 175 faróis foram alvo de vandalismo e 25 km de cabos, furtados. Nesta semana, a Prefeitura iniciou mutirão de consertos emergenciais e 25 voltaram a funcionar.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no Estado de S. Paulo.

Temas relacionados:

X
27/07/2017