Doria pretende transformar cobrador em motorista nos ônibus municipais de SP

Imprensa - 06/02/2017

doria-fundo-azulO prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), informou na manhã desta segunda-feira (6) que pretende acabar com a função dos cobradores nos ônibus municipais. Segundo o tucano, a princípio, o projeto será implantado no Rapidão, nome dado para os BRTs (Bus Rapid Transit) que circulam na cidade. O anúncio foi feito durante uma viagem feita pelo tucano, na manhã de hoje, em uma linha de ônibus que saiu de um terminal da Zona Sul e foi até o Centro da capital paulista.

Segundo reportagem do portal G1, o passageiro precisará passar o Bilhete Único digitalmente nas estações de embarque localizadas nos terminais. No entanto, Doria ressaltou que não haverá demissões em massa e que os cobradores serão treinados para se tornarem motoristas. “Não haverá desemprego. Não faremos isso de maneira repentina, faremos isso gradualmente sem nenhum prejuízo aos cobradores”, afirmou o prefeito.

O secretário do Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, que acompanhou Doria na viagem de ônibus, disse que analisa desestimular o pagamento em dinheiro no sistema reajustando a tarifa para o passageiro que pagar com cédulas. Entretanto, ainda não há decisão definitiva sobre a tarifa diferenciada.

Além de Avelleda, o secretário de Comunicação, Fábio Santos, também acompanhou Doria durante a viagem de ônibus. No trajeto, o tucano conversou com os passageiros e anotou reclamações e sugestões. O prefeito destacou que pretende implantar o projeto no Rapidão ainda no primeiro semestre deste ano.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no G1.

X
06/02/2017