Doria pretende usar câmeras para multar motos nas marginais de SP

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), preocupado com o volume de acidentes e mortes com motociclistas nas marginais Tietê e Pinheiros, na capital paulista, resolveu inovar na forma de fiscalização das rodovias da capital. A nova forma de inspeção será por videomonitoramento.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, agentes de trânsito não precisarão estar presentes nas vias para flagrar e multar as motos por direção perigosa. Agora, os policiais farão isso com base nas imagens das câmeras da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A medida já vinha sendo adotada nas rodovias estaduais, no entanto, é inédita para as vias urbanas.
A gestão Doria pretende implantar monitoramento de motos semelhante ao visto pelo prefeito nos últimos dias em Seul, com lente de aproximação das imagens nas vias. A iniciativa surgiu em meio à dificuldade histórica de fiscalizar motos nas marginais, pois os radares fixos são considerados pouco eficazes.
A redução da velocidade máxima só para motos é outra alternativa que está sendo estudada para enfrentar o problema de acidentes por direção perigosa. Em entrevista à Folha, Doria disse que a prefeitura prepara campanha educativa para atacar esse problema.
“A campanha tem que atender e orientar os dois [motociclistas e motoristas]. Os motociclistas a não terem a imprudência até em defesa da vida. Os motoristas, a também ampliarem o seu respeito na convivência mais harmoniosa nas vias de forma geral”, explicou.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria na Folha de S. Paulo.